Geral

Nova pista do Aeroporto de Vitória é liberada para pousos e decolagens

Segundo a Infraero, o primeiro pouso aconteceu por volta das 22h20 desta quarta-feira, de um voo que veio do aeroporto do Galeão, no Rio do Janeiro

Foto: Divulgação/Anac

A nova pista do Aeroporto de Vitória foi liberada para pousos e decolagens de voos comerciais na noite desta quarta-feira (07). A informação foi confirmada pela Infraero. Segundo a empresa, o primeiro pouso aconteceu por volta das 22h20, de um voo que veio do aeroporto do Galeão, no Rio do Janeiro.

A liberação para pouso veio após a instalação, testes e a homologação do equipamento conhecido como PAPI (Precision Approach Path Indicator), usado como auxílio visual nos pousos. 

A pista antiga do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles continua sendo utilizada. O novo local recém liberado para o uso das aeronaves possui 2.058 metros de comprimento, cerca de 300 metros maior que a atual, que tem 1.750.

Testes

O novo Aeroporto de Vitória foi inaugurado em março deste ano. Em julho, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um voo teste para homologação de um equipamento, conhecido como PAPI, necessários para a liberação da nova pista.

O PAPI é um sistema de auxílio visual à navegação aérea, formado por quatro aparelhos de iluminação. Estes itens informam aos pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso.

Pontos moeda