Geral

Serra terá sistema de bikes compartilhadas até julho de 2019

A licitação lançou edital para contratação da empresa responsável pelo serviço, que terá 20 estações e 200 bicicletas disponíveis

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Google Street View
Uma das estações ficará localizada na avenida Talma Rodrigues Ribeiro

Seguindo o conceito adotado por Vitória e Vila Velha, o município da Serra vai ganhar o sistema de compartilhamento de bicicletas com 200 'magrelas', divididas em 20 estações espalhadas pela cidade. A previsão é que a novidade esteja funcionando até o primeiro semestre do ano que vem.

As estações ficarão localizadas em bairros como Novo Horizonte, Jardim Atlântico, Colina de Laranjeiras, Portal de Jacaraípe e Morada de Laranjeiras. O uso das bicicletas será permitido por meio de um aplicativo para celular a ser disponibilizado pela empresa que vencer a licitação para operar o sistema.

Os usuários poderão optar por quatro planos de uso: passe de um dia; de uma semana; de um mês; e de 12 meses. Os valores ainda serão definidos, mas a previsão é que sejam compatíveis com os já cobrados em outros municípios da Grande Vitória. O sistema vai operar todos os dias das 5 às 23 horas. A devolução das bicicletas poderá ocorrer até a meia-noite.

As bicicletas para adultos vão ter câmbio manual com três marchas, freios dianteiros e traseiros, retrovisor do lado esquerdo, campainha sonora e chip de rastreamento. Os veículos para uso infantil serão para crianças de até 10 anos, com altura de até 1,5 metro e rodinhas laterais retráteis. Entre o total de bicicletas, 2% vão ser adaptadas aos deficientes físicos.

Estações

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

De acordo com a prefeitura, os locais das estações foram escolhidos por estarem conectados com a rede cicloviária da Serra, que tem 57 km. As estações vão estar em avenidas importantes como a Talma Rodrigues Ribeiro, Norte Sul e Eudes Scherrer e também em locais movimentados, como o Parque da Cidade, em Laranjeiras.


Pontos moeda