Geral

Alunos da rede pública da Serra são destaques em olimpíada brasileira de astronomia

A escola já conquistou 76 medalhas nos últimos nove anos, sendo 45 de bronze, 20 de prata e 11 de ouro

Foto: prefeitura da serra

Nove estudantes de uma escola municipal da rede pública da Serra, levaram as medalhes de outo, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição reúne alunos de escolas públicas, privadas, urbanas e rurais de cidades de todo o Brasil. Ao todo, participaram 884.979 pessoas participaram dessa edição. 

Os alunos premiados foram Shara Narciso da Silva; Fábio Lucas Paxeco Lopes; Letícia dos Santos Oliveira; Pablo Gabriel da Silva Meneses; Ana Luísa Santos de Jesus; Maria Paula Oliveira; Emili Eduarda Brito de Oliveira; Thaísa Gomes dos Santos e Évelin de Souza de Oliveira.

Para a estudante Shara Narciso, que alcança sua segunda medalha consecutiva, não poupou sorrisos. “Essa é a terceira vez que participo da OBA. Na primeira vez que participei eu não atingi a nota necessária para medalha, mas não desisti. Ano passado eu consegui a de prata e esse ano, a medalha de ouro”.

A emoção também tomou conta dos pais que acompanharam a cerimônia de premiação e entrega de certificados. “É muita emoção que estou sentido. Estou me contendo para não chorar. Ela é meu orgulho”, comentou Mônica Luísa Nunes Santos, mãe de Ana Luísa.

Segundo Fábio Lopes, pai de Fábio Lucas, o filho é seu orgulho. “Ele gosta de estudar e é responsável com as coisas dele. Sei que está no caminho certo. Ele é o meu maior orgulho”.

Bons resultados

De acordo com a diretora da escola, Karina de Oliveira Lima, a escola já conquistou 76 medalhas nos últimos nove anos, sendo 45 de bronze, 20 de prata e 11 de ouro.

“Aqui na escola participamos da OBA todos os anos. Já faz parte do nosso plano de ação. Além disso, trabalhamos a temática em maquetes, documentários, vídeos e visitas ao planetário. Estamos muito felizes por estarmos trilhando uma linda história. Mesmo sendo uma escola de periferia alcançamos ótimos resultados", contou Karina.

Pontos moeda