Geral

Inscrições para 740 vagas em 15 cursos técnicos gratuitos serão abertas nesta segunda-feira

As vagas são para os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) de Vila Velha e João Neiva

Foto: Divulgação/Secti

Quem estava em busca de uma oportunidade gratuita de se qualificar para o mercado de trabalho, a hora está chegando. As inscrições para 15 cursos técnicos gratuitos dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, serão abertas às 10 horas desta segunda-feira (25) e seguem até o dia 10 de dezembro. 

Em Vila Velha, são 11 opções de cursos: Administração, Eventos, Estética, Rádio e Televisão, Gastronomia, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais e Rede de Computadores. Já em João Neiva, os estudantes podem se inscrever para os cursos de Administração, Automação industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho.

Podem se inscrever candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando o terceiro ano em 2019. O início das aulas será no primeiro semestre de 2020. Os interessados devem acessar esta página e realizar o cadastro no Acesso Cidadão, utilizando o número de CPF e um e-mail pessoal para, então, acessar o site de inscrição, ler o edital de seleção e preencher a ficha de inscrição.

A formação técnica ofertada pelos CEETs é uma das principais linhas de intervenção da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo para a criação de oportunidades de atuação profissional e para o fomento do empreendedorismo e da geração de renda para as famílias capixabas.

Seleção

De acordo com o edital, no ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. A seleção para as vagas considera o resultado final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do último ano cursado pelo candidato no Ensino Médio. Para os candidatos que estão cursando o terceiro ano em 2019, é considerado o resultado final em tais disciplinas no ano de 2018.

As regras de seleção são aplicadas independentemente da modalidade de Ensino Médio cursada. Os candidatos concluintes pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terão suas notas aplicadas a uma regra de equivalência para concorrer às vagas, observando os casos específicos de candidatos:

· Que cursaram o Ensino Médio regular;

· Que cursaram a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio;

· Que cursaram o Segundo Grau Profissionalizante;

· Que cursaram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);

· Que concluíram o Ensino Médio no CEEJA;

Para concorrer às vagas do curso técnico em Estética, do CEET Vasco Coutinho, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, a contar no primeiro dia letivo, ou seja, 03 de fevereiro de 2020, além de cumprir os requisitos gerais do edital.


Pontos moeda