Geral

Marinha confirma encontro de fragmentos de óleo em Itaúnas; veja o mapa da situação das praias

Segundo a nota enviada à imprensa, as ações de monitoramento e limpeza permanecem na Praia de Itaúnas e Guriri, no Espírito Santo, além de localidades no Maranhão e na Bahia

Foto: Reprodução

A Marinha do Brasil confirmou, na noite do último domingo (10), que fragmentos do óleo encontrado em praias do Nordeste e também na praia de Guriri, em São Mateus, chegaram à Itaúnas, em Conceição da Barra.

Segundo a nota enviada à imprensa, as ações de monitoramento e limpeza permanecem na Praia de Itaúnas e Guriri, no Espírito Santo, além de localidades no Maranhão e na Bahia. 

"Até o momento, mais de 4.800 militares da MB, 34 navios, sendo 30 da MB e 4 da Petrobras, 22 aeronaves, sendo 11 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira (FAB), 3 do Ibama e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do Ibama, 80 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação", diz a nota.

Foto: Marinha do Brasil

O comunicado diz que praias do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Pernambuco, atingidas anteriormente pelo óleo, já são consideradas limpas. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 4.400 toneladas de óleo foram retirados das praias do nordeste.


Pontos moeda