Geral

“Me arrependi de não ter confiado no sonho”, diz capixaba que ‘previu’ tema da redação do Enem

A jovem, moradora da cidade de Linhares, no norte do Espírito Santo, sonhou com a temática sobre a qual deveria dissertar na primeira fase da prova

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Imagina que você está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), resolve descansar um pouco e, no meio do cochilo, sonha com o tema da redação. Foi exatamente o que aconteceu com a estudante capixaba Patricia Specimille, 18 anos.

A jovem, moradora da cidade de Linhares, no norte do Espírito Santo, sonhou com a temática sobre a qual deveria dissertar na primeira fase da prova, realizada no domingo (03). Na manhã seguinte, na quinta-feira (31), ela fez uma publicação em uma rede social sobre o sonho. “Sonhei que o tema da redação era o valor do cinema para a sociedade brasileira”, escreveu.

Enquanto fazia a prova, o que Patrícia não sabia era que a postagem recebia uma verdadeira chuva de respostas e compartilhamentos. “Quando acabei a prova, liguei o celular e vi várias notificações. Tomei até um susto, pois não estava entendendo muito bem o que acontecia”, disse.

Poucos minutos depois do início da prova, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou um vídeo revelando o tema oficial da redação: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Por pouco a Patrícia não acertava em cheio. Mesmo assim, ela conta que conseguiu desenvolver um bom texto. “Até comentei com alguns amigos, mas achamos muito absurdo. Então nem pesquisei sobre isso”, conta.

Patrícia está no último ano do Ensino Médio e já fez a prova outras duas vezes, mas como treineiro. Dessa vez, foi para valer. Segundo a estudante, ela não quer conferir os gabaritos antes e vai esperar para ver o resultado só em janeiro, na divulgação oficial. Com uma boa pontuação, ela pretende ingressar em uma faculdade de Arquitetura.

A jovem ainda relatou que ficou surpresa com a repercussão da postagem. Até a manhã desta segunda-feira (04), já eram mais de 41 mil curtidas, 2 mil comentários e quase 10 mil compartilhamentos, sendo que um deles chamou a atenção da estudante: o da jornalista e influenciadora digital Nilce Moretto.

Agora, passada a primeira fase do Enem, Patrícia se concentra para a segunda etapa, no próximo domingo (10). Certamente, o fato da “previsão” também serviu de aprendizagem para ela. “Confesso que quando vi que realmente era esse tema, fiquei arrependida de não ter confiado no sonho”.

Pontos moeda