Geral

Após ataque de hackers, site da Prefeitura de Vitória deve retomar serviços online a partir desta quinta

Segundo o município, técnicos realizaram uma varredura e blindagem em toda a rede de servidores da cidade

Foto: arquivo

Após os servidores dos sites de domínio da Prefeitura de Vitória sofrerem um ataque global de hackers, os serviços online oferecidos pela administração municipal à população da capital devem ser liberados, de forma gradativa, a partir da noite desta quinta-feira (12).

O município informou que as equipes da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) realizaram uma varredura e blindagem em toda a rede de servidores da cidade.

Na última terça-feira (10), técnicos conseguiram recuperar o funcionamento do Cerco Inteligente de Segurança, que também havia sido afetado pelo ataque.

A previsão, é de que serviços como o agendamento de consultas, aulas virtuais e emissão de alvarás sejam retomados nos próximos dias.

O ataque sofrido pelos servidores da prefeitura aconteceu no último sábado (7). Desde então, o site da prefeitura continua fora do ar, exibindo apenas uma mensagem informando sobre o ocorrido. O crime, segundo a administração do município, já foi denunciado à Polícia Civil. 

Foto: Reprodução

A nota que aparece na página principal do site da prefeitura informa que, "desde o ataque, a equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) trabalha 24h para restabelecer o ambiente. Enquanto os serviços on-line estão suspensos, os prazos de pagamento de tributos serão revistos".

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que manteve o acolhimento dos pacientes nas unidades básicas de saúde, pronto-atendimentos e centros de referência. Segundo a secretaria, estão sendo priorizados os casos de urgência e os sintomáticos respiratórios. Ainda de acordo com a secretaria, foi necessário remarcar alguns serviços, como as consultas da telemedicina.

Superior Tribunal de Justiça

Assim como a Prefeitura de Vitória, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi vítima de um ataque global de hackers, na semana passada. Vários julgamentos, que aconteciam ao mesmo tempo por videoconferência, foram interrompidos. 

Pontos moeda