Geral

Após cinco dias de greve dos motoristas coletores, lixo continua acumulado nas ruas da Grande Vitória

Em algumas ruas, moradores afirmam que desde segunda-feira, dia em que a paralisação foi retomada, não passou nenhum carro coletor de lixo

Foto: TV Vitória

A greve dos motoristas dos caminhões que fazem a coleta de lixo no Espírito Santo entrou, nesta sexta-feira (27), no seu quinto dia. Apesar do serviço estar sendo feito parcialmente pelas prefeituras, o acúmulo de lixo é visível em vários pontos da Grande Vitória. Em algumas ruas, moradores afirmam que desde segunda-feira não passou nenhum carro coletor.

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV circulou por vários bairros da região metropolitana na tarde desta sexta-feira. Foi encontrada uma equipe de coletores de lixo trabalhando em Vitória, no bairro Santo Antônio. Os garis vinham na frente organizando o material e, alguns minutos depois, um caminhão aparecia para fazer a coleta, sob escolta da Guarda Municipal.

Também foram encontrados pontos com grande concentração de lixo no Morro dos Alagoanos e em São Pedro, em Vitória, além dos bairros Colina de Laranjeiras, na Serra, e Jardim América, em Cariacica. Os moradores reclamam que a coleta só é feita nas ruas principais dos bairros.

Entretanto, existem muitos outros pontos onde a coleta de lixo não tem sido feita adequadamente nos últimos dias, inclusive no interior do estado. Ao todo, a paralisação atinge 19 municípios capixabas. 

Se for levado em consideração que o cidadão brasileiro produz, em média, 1,2 kg de lixo por dia, pode-se dizer que, juntando Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória, a produção diária de lixo chega a aproximadamente 1,8 mil toneladas na Grande Vitória. 

Se não bastasse o déficit na coleta de lixo durante a semana, o serviço é suspenso nos fins de semana. Com isso, a tendência é que a semana que vem comece com ainda mais sujeira nas cidades. 

Entenda o caso

A paralisação dos motoristas de caminhões que realizam a coleta do lixo foi iniciada no dia 12 de novembro. O movimento foi suspenso temporariamente por conta do primeiro turno das eleições municipais, mas foi retomado na última segunda-feira. 

Os trabalhadores querem um reajuste salarial de 4,7%. No entanto, segundo o Sindirodoviários, que representa a categoria, as empresas oferecem 2,4% de reajuste, o que não tem agradado os trabalhadores. Atualmente, dependendo do tipo de veículo, os motoristas coletores recebem um salário que varia entre R$ 2,1 mil e R$ 2,7 mil. 

>> VÍDEO | Caminhões de lixo de Vitória têm vidros quebrados e pneus furados durante greve

A Justiça já determinou que 70% do serviço de coleta de lixo seja realizado nos 19 municípios do Espírito Santo atingidos pela greve da categoria. No entanto, de acordo com o Sindicato das Empresas de Limpeza Pública do Espírito Santo (Selures), a determinação não está sendo cumprida. Já o Sindirodoviários garante que está sim cumprindo a determinação judicial.

Enquanto o impasse não é resolvido, as prefeituras orientam que a população não descarte lixo em locais inadequados e apenas nos horários indicados.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda