Geral

Carreata contra a suspensão das aulas presenciais em Vitória

O grupo pretende seguir pela Reta da Penha até a altura do Aeroporto, pela avenida Dante Michelini no sentido Centro, e pela Praia do Canto com dispersão na Praça dos Namorados

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A decisão do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, de suspender as aulas presenciais em escolas públicas e particulares, a partir da próxima segunda-feira (23), em cinco municípios capixabas continua gerando repercussões. 

Uma carreata contra a suspensão das aulas presenciais está sendo divulgada no instragam @paispelaeducacaoes.  A concentração está marcada para as 9h deste domingo (22), na Praça do Papa, em Vitória. A saída será às 9h30. 

O grupo pretende seguir pela Reta da Penha até a altura do Aeroporto, pela avenida Dante Michelini no sentido Centro e pela Praia do Canto com dispersão na Praça dos Namorados. Segundo a organização, a carreata será pacífica, apartidária e as pessoas devem usar máscara.

No post, o movimento @paispelaeducacaoes, questiona o governador:

"Então governador @casagrande_es , porque fechar as escolas? Todas estão realizando um protocolo rígido! Os bares abarrotados não fecham né? O comércio precisa se sustentar, e nós pais vamos fazer o que? Fora a questão emocional dessas crianças! O que vcs estão fazendo com nossos filhos? Destruindo uma geração! A Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu esta quinta-feira a necessidade de manter as escolas abertas durante a pandemia de covid-19 e considerou que podem evitar-se os confinamentos se forem aumentadas as medidas de protecção. 'Devemos assegurar o ensino aos nossos filhos', afirmou o director da OMS para a Europa, Hans Kluge, sublinhando que as crianças e adolescentes não são impulsionadores principais do contágio e que o fecho de escolas não é eficiente".

Em outro post, a revolta:

"É revoltante!! O único ambiente onde existia algum controle e medidas de proteção sendo adotadas ter que ser mais uma vez interrompidos!! Como explicar para uma criança, que NOVAMENTE semana que vem, terão que ficar em casa!!! Triste e revoltante!
As pessoas estão se contomaninado em outros lugares, e não nas escolas!!

A decisão de suspender as aulas nas escolas públicas e privadas, na semana que vem, foi baseada nas mudanças no Mapa de Risco da covid-19, divulgado pelo governo do Estado na sexta-feira (20). Com a nova classificação, Vitória, Cariacica, Viana e Barra de São Francisco migraram para o Risco Moderado. Ecoporanga já estava nessa situação e permanecerá na semana que vem. 

Segundo os protocolos sanitários estabelecidos pelas secretarias de Saúde e de Educação, as aulas presenciais estão autorizadas apenas em municípios de Risco Baixo.

O secretário de Educação, Vitor de Ângelo, explicou o critério utilizado pelo Estado para definir a abertura e fechamento das escolas e reforçou que as atividades presenciais nas instituições das cidades de Risco Moderado estão suspensas temporariamente e poderão retornar quando estes municípios forem classificados como Risco Baixo, novamente. 

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário explicou que as escolas destes municípios não estão sendo fechadas por serem consideradas inseguras. 

"Estamos adotando esses critérios desde o retorno das atividades presenciais. Aconteceu em municípios do interior do Estado e agora acontece em alguns aqui da região metropolitana. Ressalto que não estamos fechando as escolas por consideramos ambientes perigosos, mas como já estávamos adotando estes critérios antes, mudar agora implicaria uma série de outros fatores e não fazia sentido, principalmente restando poucas semanas para as aulas terminarem", explicou Vitor.

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, destacou o fato de bares e restaurantes poderem continuar funcionando, mesmo que com restrição de horário, e afirmou que viu a medida com estranheza, pois em outros países que enfrentam aumento de casos de covid-19, as escolas não foram fechadas.

"Estranhamos a notícia, pois como que um bar pode funcionar até 22h e as escolas não podem abrir? Nossas escolas estão cumprindo um rígido protocolo de biossegurança, estamos tendo visitas da Vigilância Sanitária corriqueiramente. Se você observar os países da Europa que estão tendo a segunda onda agora, fecharam tudo, menos as escolas. Por isso nós estranhamos, e muito", disse.

Moacir ressaltou ainda que as medidas sanitárias das instituições de ensino são eficientes e que os estudantes, principalmente os mais novos, serão impactados negativamente com o fechamento das escolas nas cidades de Risco Moderado.

"Nossos protocolos são muito mais exigentes que o do comércio, por exemplo. As crianças das idades mais baixas precisam dessa socialização. Estamos desapontados e tristes, pois a educação é maior bem que seu povo tem e agora estamos interrompendo esse ciclo. Porém, o governador é a autoridade máxima do Estado, estamos aguardando o decreto, para ler com calma, mas vamos ter de cumprir", finalizou Lellis.


Pontos moeda