CORONAVÍRUS

Geral

Em coletiva, secretario de educação diz que percentual de casos de covid-19 é baixo na rede publica e privada

Dos 36 mil estudantes da rede estadual, que retornaram às atividades presenciais, 0,07% testaram positivo para a covid-19

Foto: TV Vitória

Após um mês do retorno das aulas presenciais das escolas de Ensino Fundamental do Espírito Santo, o secretário de Educação do Estado, Vitor de Ângelo, e o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, apresentaram dados sobre o retorno dos estudantes e profissionais da educação para o ambiente escolar.

De acordo com o levantamento do Estado, dos 36 mil estudantes da rede estadual, que retornaram às atividades presenciais, 0,07% (26 alunos no total) testaram positivo para a covid-19 e 2,3% dos profissionais da educação, 300 no total, foram infectados pela doença.

Em análise geral, segundo Vitor, o percentual de alunos e profissionais da educação infectados é baixo. "Do ponto de vista estatístico são percentuais muito baixos. E nada disso indica que as escolas, ao contrário do que muitas pessoas podem eventualmente pensar, constituem o vetor de propagação da covid-19. Pelos percentuais e pelos números, tudo indica o contrário. De tal modo que uma reflexão precisará ser feita nas próximas semanas sobre os protocolos de abertura e fechamento de diversas atividades, incluindo a educacional", disse Vitor.

"Até que ponto, diante dessas informações, nós deveremos fazer como a Europa está fazendo agora, em caso de uma segunda onda? Vamos analisar se vamos fechar outras atividades, preservando a escola, entendendo não só a importância dessa atividade, mas o fato de que ela, a luz dos números, não parece ser um vetor de propagação da covid-19", completou o secretário.

Ainda segundo a avaliação dos números, colhidos durante o retorno das aulas presenciais no Estado, não há conclusões de que alunos transmitiram a doença para professores, visto que o percentual de alunos positivados tende a zero, de acordo com Vitor de Ângelo. Até o momento, três escolas estaduais foram fechadas por conta dos casos da doença. 

Confira os casos registrados até o momento no Espírito Santo:

- Ensino superior: 87 estudantes confirmados e 39 profissionais confirmados;
- Escolas estaduais: 26 estudantes confirmados e 300 profissionais confirmados;
- Escolas particulares: 70 estudantes confirmados e 126 profissionais confirmados.




Pontos moeda