CORONAVÍRUS

Geral

"ES vive nova fase de aceleração da pandemia e Estado se prepara para expandir leitos", diz secretário de Saúde

Secretaria também afirmou que já tem um plano para vacinar a população e aguarda a disponibilização de um imunizante pelo Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (30), o secretário de saúde Nésio Fernandes e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, atualizaram algumas informações sobre o atual panorama da pandemia no Espírito Santo.

De acordo com Nésio, o Estado enfrenta uma hoje uma aceleração no número de pessoas infectadas pelo coronavírus.

"Vivemos uma nova fase de aceleração da curva de casos, com repercussão no número de internações e número de óbitos. Após ter uma queda sustentada, o nosso Estado volta a viver uma nova fase de aceleração com novas características. Nós temos um número de casos muito maior do que o observado na primeira onda", disse.

Segundo o secretário, o aumento no número de testagens repercute no índice de pessoas que se mostraram com a doença e também na melhora do índice de letalidade, pois se identifica o vírus mais cedo, com mais chances de tratamento, "Morrem menos pessoas hoje do que no início da pandemia", diz Nésio.

Tempo de internação

O tempo médio de internação, segundo observado pela secretaria de saúde, também tem sido maior. Isso acontece por conta da internação mais precoce dos pacientes e da melhora assistencial nas unidades, segundo Fernandes.

Casos podem aumentar no interior 

A secretaria de saúde também trabalha com a possibilidade de aumento no número de casos no interior na próxima semana e estabilização na Grande Vitória. Os casos seguem monitorados, de acordo com Nésio.

Mais leitos

Ainda de acordo com o secretário, o Estado se prepara para apresentar uma nova etapa de expansão de leitos nos próximos dias, para enfrentar uma possível demanda. 

De acordo com Reblin, mais de 90 leitos já foram revertidos para atendimento de pessoas com covid-19 nas últimas semanas.

Ampliação de testes

"Poderemos reconhecer mais casos. O Estado desenha 5 estratégias de testagens", pontuou Nésio.

Entre as medidas, estão, segundo o secretário, aumentar a capacidade do Laboratório Central do ES (Lacen) para 3 mil testes por dia, até o final de dezembro. Além disso, o Estado planeja a compra de 100 mil testes de antígenos (testes de triagem que identificam a doença, na fase aguda, a partir do 3º dia de sintomas) que serão distribuídos em Unidades de Saúde.

Nésio também adiantou que o Estado pretende credenciar testes na rede privada e a criação de uma grande central de triagem para enviar amostras a Fiocruz, sempre que a capacidade de testes do Espírito Santo for ultrapassada.

Festas de final de ano

O subsecretário Reblin reforçou que o final deste ano será atípico e que gestores e toda população devem estar atentos às normas sanitárias. Segundo ele, shows,  festas em boates e eventos com aglomeração não estão permitidos. "Adquirir o ingresso prévio para uma atividade como essa não é adequado", disse.

Reblin também afirmou que as atividades para o réveillon nas praias também estão proibidas, por conta do alto risco de contágio entre as pessoas.

"Nós já temos uma portaria, temos instrumento jurídico, recomendando a não realização de atividades de passagem de ano em praias, com fogos de artifício, com aglomeração e instalação de tendas. Não haverá festa de fim de ano em praias. Não haverá eventos. Não são permitidos shows em praça pública, shows em boates e em ambientes fechados", afirmou Reblin.

Data de validade dos testes

O subsecretário Reblin também garantiu que os testes de covid-19, enviados pelo Ministério da Saúde, não serão descartados por vencimento do prazo de validade. "Eles estão no Lacen e serão utilizados dentro do prazo de validade original, embora a pasta esteja avaliando um reaprazamento dessa validade, questão rotineira na área da saúde", afirmou.

Aglomerações em festas de prefeitos eleitos

O secretário de saúde também comentou sobre os prefeitos eleitos que no domingo (29), após a divulgação do resultado do Segundo Turno, participaram de eventos com grandes aglomerações de pessoas.

"Nós entendemos que toda atividade que aglomera e que leva as pessoas a terem comportamento desprotegido, elas podem repercutir em casos e em pessoas internadas. Nós já vivemos isso ao logo de toda a pandemia, em especial durante o período eleitoral. As aglomerações de qualquer tipo não são recomendadas neste momento", pontuou Nésio.

Qual é a máscara ideal?

De acordo com Reblin, uma portaria foi novamente publicada pelo Estado, informando que a máscara que oferece maior proteção contra a covid-19 é a de tecido.

"É uma máscara comum, de tecido, podendo ter mais de uma camada. Essa sim tem a capacidade de fazer a retenção de gotículas de transmissão da doença. Algumas máscaras de acrílico, inclusive tem alguns filtros em sua composição, mas esses filtros não têm a capacidade de evitar a transmissão de gotículas com vírus da pessoa que está usando aquele tipo de máscara", alertou.

Caso a pessoa esteja usando um protetor facial, como os de acrílico, o subsecretário recomenda que também se utilize, por baixo, uma máscara de tecido, para garantir a proteção do usuário e das pessoas em volta.

Estado já tem plano de vacinação definido

O subsecretário Reblin também afirmou que o Espírito Santo já tem um plano para vacinar a população e aguarda a disponibilização de um imunizante pelo Ministério da Saúde. O Estado também já fez a compra de seringas e agulhas. "Nós estamos preparados para quando a vacina estiver disponível", disse.









Pontos moeda