Geral

Formação de ciclone pode causar chuva forte e rajadas de vento no ES nesta quinta

Outro fator que vem agregado com o fenômeno são os fortes ventos

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

O final de semana se aproximando e o tempo já vai mudar de novo no Espirito Santo! Desta vez, no entanto, não apenas com quedas nas temperaturas, mas com a formação de um ciclone tropical entre a costa do Rio de Janeiro de em todo território capixaba.

De acordo com o Climatempo, nesta quinta-feira (19) o fenômeno será observado. A formação de uma área de baixa pressão associada à frente fria que avança pelo Sudeste irá avançar em direção ao Nordeste do Brasil. Essa área de baixa pressão vai se formar no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo, provocando temporais, com chuva e vento fortes.

Foto: Reprodução / Climatempo

Alerta de chuva forte

Ainda segundo os meteorologistas do Climatempo, esse sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas que, juntamente com a passagem da frente fria, provoca muita chuva no Espírito Santo. Há possibilidades de chuva forte e acompanhada de rajadas intensas de vento, principalmente em Vitória.

Ventania

Outro fator que vem agregado com o fenômeno são os fortes ventos. Com a presença da área de baixa pressão o vento sopra intenso no Rio de Janeiro e no Espírito Santo na quinta (19) e na sexta (20), com rajadas entre 80 e 100km/h na faixa litorânea entre o norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Ciclogênese - formação de ciclone extratropical

De acordo com os meteorologistas, na sexta-feira (20), a área de baixa pressão se afasta da costa e dá origem a um ciclone extratropical que atua no oceano ao largo do litoral capixaba e fluminense provocando vento moderado a forte nas praias do Espírito Santo, com rajadas entre 40 e 60km/h. No litoral norte do Rio de Janeiro, previsão de rajadas de até 40km/h.

Ainda na sexta-feira e no decorrer do sábado (21), o ciclone extratropical se afasta do Brasil em direção à alto-mar e, no fim de semana, o vento diminui de intensidade.

Pontos moeda