CORONAVÍRUS

Geral

Mapa de Risco: como fica o funcionamento do comércio, bares e academias a partir desta segunda-feira no ES

Cinco municípios do Espírito Santo estão em Risco Moderado no novo Mapa de Risco: Vitória, Cariacica, Viana, Barra de São Francisco e Ecoporanga

Foto: Folha Vitória

A partir desta segunda-feira (23), um novo Mapa de Risco entra em vigor no Espírito Santo. Diante da alta no número de casos da covid-19 no estado, municípios que antes estavam em risco baixo, como Vitória, Cariacica e Viana, retornaram ao risco moderado e terão restrições em algumas atividades. 

Uma das mudanças é em relação ao funcionamento de bares e restaurantes, inclusive os que ficam dentro de shopping center. Nesta semana, os estabelecimentos podem funcionar de segunda-feira à sábado, até às 22:00 e, no domingo, até às 16:00. 

Além disso, estão suspensas as atividades presenciais nas escolas da rede pública e privada, com exceção aos cursos de nível superior, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, cursos técnicos e cursos livres. O governo do Estado vai se reunir, na próxima terça-feira (24), para discutir o assunto com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES), além do Sinpro-ES, Sindiupes, Sindipúblicos e Ministério Público.

RISCO BAIXO

Medidas para estabelecimentos comerciais, galerias, centros comerciais, shopping centers, restaurantes, bares e academias

- Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 (um) cliente por 10 m² (dez metros quadrados), obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.

- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% (cinquenta por cento) da ocupação (1 pessoa por 14 m²).

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 (um) pessoa por 22 m² (vinte e dois metros quadrados) da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 01 (um) cliente por cada 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.

- Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.


RISCO MODERADO

Comércio
- Nos municípios de Risco Moderado, por enquanto, o funcionamento continua normal. Durante pronunciamento na sexta-feira (20), o governador do Espírito Santo destacou que os cuidados precisam continuar. 

Eventos 

- Somente poderão ser realizados eventos sociais e corporativos com público máximo de 300 (trezentos) pessoas.

Medidas para atividades de ensino

 - Ficam suspensas as atividades presenciais em todos os estabelecimentos de ensino do Estado do Espírito Santo, da rede pública e privada, com exceção aos cursos de nível superior, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, cursos técnicos e cursos livres.

Medidas para estabelecimentos comerciais, galerias, centros comerciais, shopping centers, restaurantes, bares e academias

- Funcionamento de bares e restaurantes, inclusive os de shopping center, de segunda-feira à sábado, até às 22:00 e, no domingo, até às 16:00.

- Funcionamento das academias, conforme regras contidas em Portaria, com liberação das atividades aeróbicas individuais, coletivas em locais abertos e com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco.

CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

RISCO MODERADO: Vitória, Cariacica, Viana, Barra de São Francisco e Ecoporanga,

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

Pontos moeda