Geral

Ranking aponta Vitória como a 6º cidade mais competitiva do Brasil

A pesquisa levou em conta 405 municípios em todas as regiões do Brasil que possui mais que 88 mil habitantes

Foto: Divulgação

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (19), pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), apontou que a capital capixaba está em sexto lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios. Vitória saiu na frente de grandes centros, como o Rio de Janeiro. 

De acordo com a CPL, os indicadores são organizados em três dimensões (instituições, sociedade e economia) e 12 pilares, como qualidade e acesso à saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.

Por ser a primeira edição do ranking, ainda não há base de comparação para saber quais foram as regiões que apresentaram melhora ou piora de um ano para o outro. Mesmo assim, Vitória ficou atrás apenas das cidades de Barueri, São Caetano do Sul, São Paulo, Curitiba e Florianópolis

A pesquisa levou em conta 405 municípios em todas as regiões do Brasil que possui mais que 88 mil habitantes. As Regiões Sudeste e Sul foram as que apresentaram melhor desempenho. Elas ocupam as 66 primeiras colocações, com São Paulo na frente (40 municípios), Santa Catarina (7 cidades), Minas Gerais e Paraná com 6 cidades cada, Rio Grande do Sul (5 cidades) e Rio de Janeiro e Espírito Santo com um município cada. A cidade do Rio de janeiro aparece apenas na 71.ª posição. 

Pontos moeda