Geral

Sesc de Domingos Martins homenageia o líder Domingos José Martins e pioneiros do desenvolvimento do município

Otaviano Santos, Gustavo José Wernersbach, Theodoro Schwambach, Jefferson de Aguiar e Roberto Anselmo Kautsky Junior dão nomes aos blocos de apartamentos do Sesc Domingos Martins

Foto: Sandra Cola
Os blocos de apartamentos receberam nomes de cinco pioneiros da cidade de Domingos Martins

Ao inaugurar o Centro de Turismo Social e de Lazer de Domingos Martins, a diretoria da administração Regional do Sesc presta homenagem a Domingos José Martins, percursor da luta pela independência do Brasil e a cinco pioneiros do desenvolvimento do município, Otaviano Santos, Gustavo José Wernersbach, Theodoro Schwambach, Jefferson de Aguiar e Roberto Anselmo Kautsky Junior.

O Centro de Turismo Social e Lazer de Domingos Martins (Sesc) está localizado no distrito de Soído e conta com cinco blocos e 307 apartamentos. Além dessa estrutura, dispõe também de um bloco com diversas opções de lazer com lanchonete, café colonial, piscina térmica, salas de reunião e auditório, área de lazer, três trilhas de caminhada, academia popular e um restaurante.

Foto: Sandra Cola
Na recepção homenagem a Domingos José Martins

No Bloco 5, que ganhou o nome de “Roberto Anselmo Kautsky Junior”, está localizada a recepção onde uma bela estátua de Domingos José Martins ornamenta o salão. Segundo Gutman Uchôa de Mendonça, diretor regional do Sesc, por decisão do conselho regional, o nome de Domingos Martins foi dado a este empreendimento “com objetivo de perpetuar a memória deste grande brasileiro natural do Espírito Santo que morreu pela liberdade”.

Para perpetuar também a memória de cinco pioneiros do município, os blocos receberam seus nomes. Em cada um, uma placa conta sua história. O Bloco 1 foi destinado a Otaviano Santos, natural de São Mateus, que nasceu no dia 3 de janeiro de 1906. Foi prefeito de Domingos Martins de 1936 a 1944 pelo PSD. Otaviano foi tabelião, granjeiro, Deputado Estadual e presidente da Fábrica de Cervejaria do Espírito Santo. Também passou a colaborar com a Antarctica, sendo seu presidente. Faleceu em 1995.

Gustavo José Wernersbach dá nome ao segundo Bloco. Filho de imigrantes alemães, nasceu em dezembro de 1910 em Soído, Domingos Martins. Aos 4 anos perdeu o pai. Sua mãe, Maria Lube, ficou viúva com 10 filhos. Comerciante, ingressou na política em 1947 a convite de Paulo Lorenzoni da UDN. Em seus mandatos, dois de vereador (1945 a 1954) e três de deputado estadual (1956 a 1970), desenvolveu trabalhos com foco na educação, agricultura e infraestrutura. Se dizia um “deputado da roça”, um representante da lavoura e dos agricultores, “motivo de glória para qualquer homem público”. Faleceu aos 105 anos, em 2016.

Foto: Sandra Cola

O Bloco 3 é em homenagem a Theodoro Schwambach. Descendente de alemães, nasceu em dezembro de 1906, e dedicou-se a contabilidade e a música, formou uma orquestra em família. Theodoro foi mestre da primeira banda da cidade fundada em 1933. Comerciante, foi um empreendedor que conseguiu desenvolver a avicultura em todo o Estado. Fundou a Granjas Walkyria, onde chegou a produzir 1.200.000 pintos por mês e mantinha um plantel de 150.000 matrizes.

Jefferson de Aguiar dá nome ao Bloco 4. Nasceu em 1913, em Vitória, em uma família tradicional de políticos. Advogado ativo no Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro. Em 1955 participou da campanha do candidato pessedista a Presidência da República Juscelino Kubitschek. Em 1955 investiu no turismo de montanha inaugurando o Hotel Imperador, que tornou Domingos Martins “a cidade da lua de mel”. Elegeu-se senador em 1958 pelo PSD. Faleceu em 2000.

Roberto Anselmo Kautsky Junior empresta o nome ao Bloco 5. Conhecido como Alemão, atuava na Refrigerantes Coroa e foi seu presidente por 30 anos. Após o falecimento de seu pai, Roberto Kautsky, assumiu os destinos da empresa. Nasceu em 1956 e faleceu em 2016. Como seu pai, também amava a natureza.

Foto: Sandra Cola
Portaria do Sesc de Domingos Martins
Foto: Sandra Cola
O Sesc Domingos Martins conta com cinco blocos e 307 apartamentos

Para se hospedar no Sesc Domingos Martins

Nestes tempos de Covid-19, a capacidade do Sesc Domingos Martins foi reduzida para 115 apartamentos. A diária para comerciário é a partir de R$ 295 o casal e não comerciário R$ 390. A unidade possui outras diárias, como temática e outras. A diária é composta por buffet de caldos servido à noite e café da manhã. O próximo jantar temático está agendado para o dia 28 de novembro, e o tema será noite italiana. A reserva pode ser feita pela internet ou pelo telefone.

O gerente do Sesc Domingos Martins, Renato Silveira, diz que mais de 90% do público que se hospeda nos finais de semana são da Grande Vitória. “Temos van para levar os hóspedes para a cidade. Antes da pandemia eram muitos os eventos locais, o que agradava nossos turistas”. Ele conta que com a pandemia surgiu a ideia de desenvolver o jantar temático como forma de entretenimento para os hóspedes.

Foto: Sandra Cola
Uma piscina coberta que tem o telhado móvel

“De março a maio não tivemos hóspedes aqui devido a Covid-19. A partir de junho começamos a abrir com todo o cuidado necessário. Nosso primeiro final de semana temático foi o Dia dos Namorados, um jantar romântico e deu certo. Já fizemos feijoada, noite italiana, noite alemã, Halloween, São João, tudo dentro do que era possível com a pandemia”, conta Renato. Ele diz que foi preciso se reinventar nestas tempos de Covid-19.

O Sesc tem hoje 62 empregados na hotelaria e em todo o complexo são, aproximadamente, 80 empregados. O restaurante é terceirizado. Para reservas, vale acessar o site https://sesc-es.com.br/lazer-turismo-e-eventos/reservas/ ou ligar para a Central de Reserva (27) 3194.0330.



Pontos moeda