Geral

Três dias após ataque de hackers, site da Prefeitura de Vitória continua fora do ar

Entre os serviços online que permanecem indisponíveis, está o agendamento de consultas, aulas virtuais e emissão de alvarás

Foto: divulgação PMV

Três dias após os servidores dos sites de domínio da Prefeitura de Vitória sofrerem um ataque global de hackers, os serviços online oferecidos pela administração municipal à população da capital continuam suspensos. Entre os serviços que permanecem indisponíveis, está o agendamento de consultas, aulas virtuais e emissão de alvarás. 

O ataque sofrido pelos servidores da prefeitura aconteceu no último sábado (7). Desde então, o site da prefeitura continua fora do ar, exibindo apenas uma mensagem informando sobre o ocorrido. O crime, segundo a administração do município, já foi denunciado à Polícia Civil. 

A nota que aparece na página principal do site da prefeitura informa que, "desde o ataque, a equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) trabalha 24h para restabelecer o ambiente. Enquanto os serviços on-line estão suspensos, os prazos de pagamento de tributos serão revistos". Ainda segundo a nota, a previsão é de que os serviços online voltem gradativamente, priorizando os serviços essenciais, como saúde, educação, dentre outros.

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que manteve o acolhimento dos pacientes nas unidades básicas de saúde, pronto-atendimentos e centros de referência. Segundo a secretaria, estão sendo priorizados os casos de urgência e os sintomáticos respiratórios. Ainda de acordo com a secretaria, foi necessário remarcar alguns serviços, como as consultas da telemedicina. 

Superior Tribunal de Justiça

Assim como a Prefeitura de Vitória, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi vítima de um ataque global de hackers, na semana passada. Vários julgamentos, que aconteciam ao mesmo tempo por videoconferência, foram interrompidos. O sistema do STJ já começou a ser restabelecido.

Pontos moeda