Geral

Aberto período de rematrícula e transferência nas escolas estaduais do ES. Veja os prazos!

A divulgação do resultado da Rematrícula, da Transferência Interna e da Pré-Matrícula feitos pelo site da Seges, será feita até o dia 04 de janeiro de 2022

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), iniciou nesta quinta-feira (04), o cronograma para rematrículas e transferências dos estudantes da rede estadual. As datas para pré-matrículas e matrículas dos demais níveis escolares também já foram divulgadas. 

Os estudantes já ingressados na rede estadual poderão garantir a vaga até o dia 30 de novembro. Esses alunos poderão solicitar sua rematrícula na unidade em que estuda atualmente ou a transferência para outra escola por meio do Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges).

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo,  há vagas na rede estadual para todos os estudantes capixabas.

“Essa informação é importante, mas é necessário entender que, pode ser que, pelos fatores de alocação, o estudante não consiga a vaga na escola desejada. Mas a Sedu irá localizá-lo em uma outra opção, que seja a melhor para aquele aluno”, explicou.

Leia também: Ensino em tempo integral: veja a lista das novas escolas e a oferta de vagas no ES

Já os alunos da rede pública municipal, colégios particulares ou que vieram de outro Estado, poderão realizar a pré-matrícula a partir do dia 01 de dezembro. O grupo terá até o dia 22 do mesmo mês para realizar o processo.  

A divulgação do resultado da Rematrícula, da Transferência Interna e da Pré-Matrícula feitos pelo site da Seges, será feita até o dia  04 de janeiro de 2022.

Já o chamamento dos alunos que se encontram na lista de suplência em escolas que apresentaram séries e anos com vagas, após a fase de confirmação de matrículas, terá início no dia  15 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022.

Total de vagas ofertadas na Rede Estadual em 2022: aproximadamente 281 mil vagas

- Vagas por modalidade de ensino (vagas aproximadas)

Anos Iniciais Ensino Fundamental: 22.500 vagas

Anos Finais Ensino Fundamental: 89.500 vagas

Ensino Médio: 130 mil vagas

Educação de Jovens e Adultos (EJA): 39 mil vagas

- Educação em Tempo Integral:

Total de 52 mil novas vagas (22.500 para anos finais de EF em Tempo Integral / 29.500 para Ensino Médio de Tempo Integral)

Novidades: 40 novas escolas (Total de 132 escolas de Tempo Integral na Rede Estadual)

Novidades: 26 novos munícios com oferta de Tempo Integral em 2022 (Total de 75 municípios com oferta de Tempo Integral na Rede Estadual)

Novidades: 16 mil novas vagas

- Educação de Jovens de Adultos (EJA):

Total de 39 mil novas vagas (10.500 EJA Ensino Fundamental / 23.500 EJA Ensino Médio / 5 mil EJA Profissional)

Novidades: 2 mil novas vagas de EJA Profissional

Novidades: 2 mil novas vagas de EJA Regular

Novo Ensino Médio no ES

A partir do ano que vem alunos do ensino médio terão um aumento na carga horária de estudos e mudanças na grade curricular, que ficará mais flexível. As novidades começarão a ser implantadas nos estudantes do 1º ano e, até 2024, atingirão todas as três séries.

A estrutura é formada por dois pilares: o Currículo Geral Básico, com as disciplinas tradicionais da Base Nacional Comum Curricular, como Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, entre outras; e os chamados Itinerários Formativos, que vão dar ao aluno a opção de usar parte da carga horária para se aprofundar em áreas de interesse, inclusive educação profissionalizante.

>> Leia também: Saiba como o novo ensino médio está sendo implantado no ES

No Espírito Santo, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a ampliação da carga horária já teve início em 2019, em 17 escolas-piloto, e está hoje em todas as unidades da rede. Ainda segundo a secretaria, o currículo capixaba vai atender à reformulação proposta, dentro do cronograma divulgado.

Segundo Vitor de Angelo, a novidade é a implementação do Novo Ensino Médio em todas as escolas no próximo ano. Modalidade de ensino que contará, no mínimo, com mil horas. 

“No ato da matrícula os alunos devem escolher os Itinerários de Aprofundamento que a escola, possivelmente, vai ofertar. Isso é importante, porque garante a previsibilidade do Itinerário que o aluno vai estudar, proporcionando mais flexibilidade ao estudante”, disse o secretário.


Pontos moeda