Enem: aprenda técnicas para uma boa interpretação de texto

Geral

Enem: aprenda técnicas para uma boa interpretação de texto

A professora de português da Gama Ensino, Marina Gomes, dá dicas para os candidatos ao Enem 2021 desenvolverem uma boa interpretação de texto

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória

Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano estão na reta final dos preparativos. 

Foto: Reprodução/Gama Ensino

Para ajudar no estudos, nesta quarta-feira (03), a professora de português  Marina Gomes deu dicas para os candidatos desenvolverem uma boa interpretação de texto. O conteúdo é um dos mais cobrados na prova de Linguagens. 

A live foi realizada por meio de uma parceira entre o Folha Vitória e a Gama Ensino. Nela, a professora ensina técnicas para que os estudantes consigam analisar os recursos linguísticos e fatores estruturais dos textos para ir bem na prova.

Lives e dicas sobre o Enem no Folha Vitória

Foto: Divulgação / Gama Ensino

Todas as quartas e quintas-feiras, às 19h30, os candidatos terão dicas por área (Linguagens, Humanas, Matemática e Natureza) dos assuntos que são as apostas para o Enem.

Além disso, o candidato terá orientações do que fazer tanto na véspera quanto no dia das provas.

Por meio de uma parceria entre o jornal online Folha Vitória, a Gama Ensino e a Anole, listas de exercícios também serão disponibilizadas gratuitamente para os candidatos.

Saiba como será a prova do Enem 2021

Ao todo, 76.814 capixabas se inscreveram e estão aptos a realizar o Enem em 2021. As provas, tanto na versão impressa como na digital, estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.

Para os estudantes que se beneficiaram da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a isenção do pagamento de taxa, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro. Nessas datas os candidatos privados de liberdade também farão o exame.

ASSISTA TAMBÉM: Veja dicas para ir bem na redação do Enem

As provas terão 180 questões de múltipla escolha aplicadas em dois domingos consecutivos. As perguntas objetivas são divididas em quatro áreas de conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

No primeiro dia, o candidato tem 5h30 para responder a 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e escrever uma redação. No segundo dia de prova, precisa responder a 45 perguntas de matemática e mais 45 de ciências da natureza em 5h. No total, uma maratona com 10h30 de duração.