Geral

Defesa Civil emite alerta máximo devido à chuva no ES

A chuva registrada desde o fim de semana deixou estragos em pelo menos oito municípios. Mais de 20 cidades do Espírito Santo estão com alerta de risco

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Iures Wagmaker

A Defesa Civil do Espírito Santo anunciou na manhã desta terça-feira (02), a implementação do estágio de alerta máximo para o Estado devido ao grande volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas. Em seis municípios, o volume registrado é superior a 100 milímetros.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serra registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas: 159.03 milímetros.

Aracruz (153.40), Fundão (147.44), Santa Maria de Jetibá (117.90), Ibiraçu (108.16) e João Neiva (105.41) estão na lista das cidades capixabas com volume superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas.

Veja os municípios em que mais choveu nas últimas 24 horas:

Serra - 159.03mm
Aracruz - 153.40mm 
Fundão - 147.44mm 
Santa Maria de Jetibá - 117.90mm 
Ibiraçu - 108.16mm 
João Neiva - 105.41mm 
Vitória - 79.27mm 
Itaguaçu - 73.19mm 
Vila Velha - 72.19mm 
Boa Esperança - 71.60mm 
Santa Teresa - 71.49mm 
Ecoporanga - 71.05mm 
Barra De São Francisco - 60.92mm 
Baixo Guandu - 60.80mm 
Viana - 53.40mm 
Colatina - 52.20mm 
São Roque do Canaã - 51.04mm 
Cariacica - 47.89mm 
Itarana - 42.00mm 
Marilândia - 41.80mm 
Rio Bananal - 41.40mm 
Água Doce do Norte - 40.60mm 
Laranja da Terra - 39.84mm 
Vila Pavão - 39.84mm 
Santa Leopoldina - 37.46mm 
Mantenópolis - 36.54mm

Mais de 20 municípios do ES estão em alerta de risco 

De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, 21 municípios do Espírito Santo estão em alerta para algum tipo de risco. 

Em oito cidades há risco alto de deslizamento de massa. São eles: Vitória, João Neiva, Fundão, Aracruz, Ibiraçu, Vila Velha, Cariacica e Serra.

Há risco moderado de deslizamento de massa para Viana, Guarapari, Piúma, Água Doce do Norte, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, São Roque do Canaã e Colatina.

Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, há risco hidrológico moderado para Santa Maria de Jetibá, Serra, Fundão, Aracruz, Cariacica, Vila Velha, Vitória e Viana.

Chuva deixou estragos em pelo menos oito cidades do ES

A chuva que atinge o Espírito Santo desde a última sexta-feira (29) já deixou estragos em pelo menos oito municípios. 

Nesta segunda-feira (1º), parte do um muro de um imóvel com uma obra irregular desabou no bairro Laranjeiras Velha, na Serra. No bairro Nova Carapina I, um imóvel apresentou rachaduras. Parte da calçada da avenida Industrial, no bairro Cidade Continental, também foi danificada com a erosão provocada pela água das chuvas. No bairro Praia da Baleia foram registrados pontos de alagamento.

Em Barra de São Francisco há registros de diversas árvores caídas nas localidades de Córregos do São José, Córrego Boa Sorte, Córrego Rio do Campo, Córrego Rico. Uma casa foi atingida por um barranco. Os moradores precisaram ir para a casa de familiares.

Em Santa Maria de Jetibá, a rodovia 264 ficou totalmente obstruída na altura do bairro Vilados Italianos. A prefeitura já realizou a desobstrução parcial. No Centro da cidade, ruas ficaram alagadas. A água invadiu comércios e residências.

Reprodução/ Leitor Folha Vitória
Reprodução/ Leitor Folha Vitória

No domingo (31), São Mateus registrou pontos de alagamento em Guriri, nas ruas Nova Venécia e Barra de São Francisco, e na avenida Governador Eurico Vieira de Rezende.

Em Água Doce do Norte um muro caiu no bairro Bela Vista. Um deslizamento de terra interditou a pista que dá acesso ao bairro Vila Nelita. A via já foi liberada.

Também no domingo, um muro desabou em uma rua do bairro Mucuri, em Cariacica. No sábado (30), foram registrados deslizamentos nos bairro Aparecida e Santana. O muro de uma casa caiu no bairro Vale dos Reis e outro imóvel perdeu parte do telhado no bairro Presidente Médici.

Em Viana, o nível do rio Santo Agostinho subiu na manhã do último sábado e alagou algumas residência do bairro Viana Sede. Também no sábado, um deslizamento de talude foi registrado no bairro Vila Nova.

Na sexta-feira (29), parte da laje de um prédio desabou em Linhares. Por segurança, os moradores foram orientados a deixar o imóvel. Após avaliação de um profissional habilitado do município, as pessoas puderem voltar para casa.

Previsão do tempo: temperaturas começam a subir nesta quarta-feira no ES

A terça-feira (02) de Finados pode ter algumas aberturas de sol, mas ainda deve chover em praticamente todo o Espírito Santo, que está sob a atuação de um ciclone subtropical. A chuva pode ser expressiva em trechos do norte capixaba.

A temperatura tende a subir nesta quarta-feira (03) na região Norte. O tempo deve ficar estável na metade sul do Estado. Há possibilidade de chuva moderada em pontos do Norte e da região Serrana.

Pontos moeda