Geral

Gratuito: oficinas de produção audiovisual oferecem 30 vagas para crianças e jovens de Vitória

O projeto é reservado para moradores das regiões do Bairro da Penha, Bonfim, Consolação, Engenharia, Floresta, Gurigica, Itararé, Jaburu e São Benedito

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Crianças e jovens de comunidades de Vitória terão acesso a oficinas gratuitas de produção de audiovisual. As atividades vão começar no dia 10 e vão até o dia 14 de dezembro. São oferecidas 30 vagas.  

Os participantes, que devem ter entre 8 e 19 anos, podem escolher pela oficina de cinema ou flipbook (técnica de animação no papel). Para as aulas de cinema, são ofertadas 10 vagas. Nas turmas de flipbook, são 20 vagas, onde cada turma terá 10 alunos. 

O projeto é reservado para moradores das regiões do Bairro da Penha, Bonfim, Consolação, Engenharia, Floresta, Gurigica, Itararé, Jaburu e São Benedito. As inscrições devem ser feitas até este domingo (28). 

As atividades integram o Projeto Cultura na Praça – Território do Bem e as aulas serão ministradas no Instituto João XXIII, no bairro Consolação. 

De acordo com o coordenador do projeto, as crianças e jovens poderão aprender com professores já atuantes do mercado audiovisual e vão participar de todas as etapas de produção. 

“A intenção é que os jovens aprendam a fazer cinema na prática. Sob a orientação de professores experientes e atuantes no mercado audiovisual, os estudantes vão participar de todas as etapas de produção, desde a escolha do tema até a montagem final, passando pela introdução às técnicas do cinema, escritura do roteiro, produção e filmagem”, conta o coordenador, Gilberto Scarpa. 

No ano que vem, em abril, acontece a última etapa da ação, que será um evento público e gratuito para apresentar os flipbooks e curta-metragem, ambos produzidos pelos alunos.

Neste evento, também haverá apresentações artísticas locais, além da exibição de um filme para toda a família. A programação ficará disponível nas redes sociais do Cultura na Praça - Território do Bem. 

Oficina de Cinema  

Os jovens vão aprender a conceber, produzir e filmar um curta-metragem a partir de um processo de investigação sobre o patrimônio cultural, seja material ou imaterial, do Território do Bem.

A temática é definida pelos próprios alunos e o resultado final será um curta-metragem, que será apresentado para todos em um evento no próximo ano, assim como nas redes sociais do projeto.

Inscrições: 

10 VAGAS

Através do Formulário ou no Instagram do projeto @cnpterritoriodobem

Período de inscrição: até 28 de novembro

Público-alvo: jovens de 13 a 19 anos

Datas da oficina: 10 a 14 de dezembro de 2021

Local: Instituto João XXIII, em Consolação, Vitória

Oficina de Flipbook

O objetivo é desenvolver as habilidades artísticas das crianças e apresentá-las aos princípios básicos de uma animação. 

Os flipbooks nada mais são do que folhetos ou bloquinhos com desenhos sequenciais que, ao serem folheados, dão a impressão de movimento, criando uma sequência animada.

Inscrições

2 TURMAS DE 10 VAGAS

Através do Formulário ou no Instagram do projeto @cnpterritoriodobem

Período de inscrição: até 28 de novembro

Público-alvo: crianças de 8 a 12 anos

Data da oficina: entre 10 e 14 de dezembro de 2021

Local: Instituto João XXIII, em Consolação, Vitória

Cultura na Praça

Desde 2017, o Cultura na Praça circula pelo país promovendo a cultura e gerando oportunidades para jovens e adolescentes de diferentes localidades. 

No total, mais de 30 mil pessoas já participaram do projeto e, juntamente com os alunos de cada comunidade, já foram produzidos 25 curtas-metragens sobre temas diversos. 

Para quem tiver curiosidade, todos os filmes estão disponíveis no site


Pontos moeda