Dino (divulgador de notícias)

Geral

Renato Noguera aborda o amor e suas facetas em novos cursos da Casa do Saber

Poligamia, amor romântico e mitos envolvendo o amor em culturas distintas são alguns dos temas que convidam o aluno a pensar, de forma diferente, o sentimento mais desejado por todos.

Em seu último livro, “Por que amamos? - O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”, o filósofo e escritor Renato Noguera aborda as várias formas de amar e como esse sentimento diverso é entendido por diferentes culturas. Por meio de experiências variadas, contextualizadas com explicações científicas, aspectos culturais, míticos e filosóficos, o autor afirma que “Todas as falas têm sotaques e o sotaque ocidental tem sido usado em excesso. Por isso, é preciso escutar outros sotaques”, antecipando que o conteúdo procura expandir os conhecimentos do interlocutor sobre o amor para além das formas clássicas do conhecimento. 

Agora, o conteúdo da obra foi adaptado para o curso gratuito da Casa do Saber. Entre os dias 16 e 18 de novembro, às 20h30, Noguera irá ministrar três aulas ao vivo para falar sobre “As formas de amar hoje”, “Os significados do amor, do pensamento grego à filosofia africana” e “O Pensamento filosófico oriental e indígena sobre o amor e o amar”. “Nas minhas aulas eu sempre gosto de me debruçar sobre conceitos variados de filosofia, ancestralidade, mitos africanos, mitos indígenas, orientais, ocidentais, simplesmente por acreditar que é possível ampliar o repertório do pensamento”, diz o escritor.  

Poligamia, monogamia, amor romântico, o indivíduo em uma relação. Noguera traz uma visão panorâmica sobre o amor em suas diferentes formas ao redor do mundo. Fugindo da visão clássica do pensamento, o professor se utiliza de mitos e filosofias para explicar como o amor é sentido e vivido em diferentes culturas. Independentemente das percepções, segundo o filósofo é correto afirmar que: “O sucesso de um amor depende do interesse dos envolvidos de construir uma história em comum, sem anular as individuais”.  

O acesso às aulas é gratuito e fica disponível até o dia 28 de novembro. Para obtê-lo, basta se inscrever no site da Casa do Saber. 

“Qual o Sentido da Vida?” - segundo curso de Renato Noguera traz conteúdo inédito e exclusivo para o aplicativo Casa do Saber +

Atendendo a demanda por conteúdo digital, o segundo curso do Renato Noguera, “Qual o Sentido da Vida?”, será disponibilizado semanalmente pela plataforma de streaming Casa do Saber +. Diferentemente das outras aulas da instituição, a aquisição dessa versão paga será por meio de uma assinatura anual no aplicativo que, simultaneamente, dará acesso a mais de 150 cursos de filosofia, psicologia, artes, negócios, gestão com grandes pensadores brasileiros. Como o objetivo da Casa do Saber é democratizar o conhecimento, o custo para acessar os mais diferentes cursos diminui para o assinante e, a cada curso novo, a forma de aquisição será por meio da plataforma de streaming.  

As cinco aulas com Renato Noguera aprofundam como os mitos africanos, indígenas e gregos podem transformar a forma que as pessoas vivem hoje, fazendo um convite a se repensar o propósito no mundo. Amar, aprender, escolher, saber e envelhecer são os temas desses cinco encontros. 

O conteúdo gravado será disponibilizado na plataforma semanalmente a partir do dia 29 de novembro. Haverá também um encontro ao vivo com Renato Noguera no dia 16 de dezembro. A proposta traz uma nova experiência com os conteúdos da Casa do Saber e, para os alunos aproveitarem melhor o curso, as aulas são disponibilizadas espaçada e periodicamente. Assim, eles podem assistir com calma, absorver os aprendizados e identificar dúvidas antes do encontro ao vivo com o professor. 

Serviço:

“Por que e como amamos?”, com Renato Noguera 

Data: de 16 a 18 de novembro, às 20h30 – 3 aulas gratuitas 

Formato: online 

Acesso: gratuito com liberação até dia 29 de novembro, por meio de inscrição no link abaixo 

Inscrição e acessohttps://cursos.casadosaber.com.br/especiais/renato-noguera/filosofias-significados-e-mitologias-sobre-o-amor-cadastro  

 

“Qual o Sentido da Vida?”, com Renato Noguera 

Data: a partir do dia 29 de novembro - curso disponibilizado semanalmente 

Dias/Horários: Encontro ao vivo – dia 16 de dezembro, das 20h às 21h30 

Formato/acesso: via plataforma de streaming Casa do Saber + (web, iOS e Android) 

Valor: assinatura do plano anual do Casa do Saber + 

Link: https://mais.casadosaber.com.br/casa-mais 

Pontos moeda