Geral

Réveillon 2022: saiba quais municípios do litoral capixaba terão queima de fogos

Diante da possibilidade de uma quarta onda de covid-19, o governo do Estado disse que a responsabilidade sobre os eventos da virada do ano será dos municípios

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Vitória/ Flávio Almeida

A um mês para a virada de ano, os municípios do Espírito Santo, em especial os que se localizam no litoral, já começam a definir como será a celebração do Réveillon de 2022 diante do cenário da pandemia do novo coronavírus e da possibilidade de uma quarta onda por causa da variante Ômicron.

No início da noite desta terça-feira (30), Vitória anunciou que não terá queima de fogos e nem festas promovidas pela prefeitura na virada do ano.

Ao lado da secretária de Saúde do município, Thais Cohen, o prefeito Lorenzo Pazolini lembrou que o município tem tido um bom desempenho na vacinação contra a covid-19 e, para não perder o resultado deste esforço, não irá promover eventos.

"Nossa prioridade é preservar a vida e a integridade física da nossa população. Nossos números da vacinação são muito expressivos e conseguimos com o esforço do trabalho dos nossos profissionais da saúde. Esse legado é dos capixabas, recebemos brasileiros de todas as regiões para se vacinarem. Esse legado não pode ser colocado em risco", disse.

Fundão também cancelou as festividades. Na Grande Vitória, as prefeituras de Vila Velha e da Serra informaram que ainda estão avaliando como serão as festividades de final de ano.

Em Guarapari, segundo a prefeitura, haverá apenas queima de fogos no Réveillon. Os shows promovidos pelo município não irão ocorrer neste ano. Para evitar aglomerações, ainda de acordo com a prefeitura, a queima de fogos acontecerá em locais diferentes dos tradicionais.

No Norte do Estado, São Mateus também anunciou que não irá promover os tradicionais shows que movimentam o balneário de Guriri. No entanto, a queima de fogos está mantida.  

Em Linhares, uma Comissão Especial de Eventos Festivos foi montada em outubro para avaliar a realização dos eventos como Natal, Réveillon, Verão e Carnaval.

De acordo com a prefeitura, a realização dos eventos ainda está em avaliação e dependerá do parecer das autoridades sanitárias. A prefeitura destacou que os eventos previstos só ocorrerão caso mais de 70% da população adulta de Linhares esteja completamente imunizada com as duas doses contra a covid-19. Segundo dados do Painel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), cerca de 52% da população do município já recebeu a segunda dose.

As prefeituras de Aracruz, no Norte do Estado, Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, também destacaram que ainda estão definindo a programação de Réveillon.

O Folha Vitória procurou outros municípios da região litorânea do Espírito Santo, mas até o momento da publicação desta reportagem não houve retorno. O texto será atualizado quando recebermos as respostas.

Governo do ES diz que decisão sobre festas de fim de ano caberá a cada município

Durante a tarde, em um evento para lançar a campanha de Verão no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande adiantou que a decisão sobre a realização das festas de fim de ano será de responsabilidade de cada município.

"A recomendação é de que, enquanto nós não chegarmos ao risco muito baixo, que a gente não faça grandes aglomerações. Neste momento, nós não recomendamos grandes aglomerações. É lógico que fica a critério de cada município tomar essa decisão, mas nós faremos uma recomendação. Estamos estudando algumas sugestões para os municípios, para que a gente não tenha aglomerações exageradas e que isso possa ser fonte da disseminação da covid", disse o governador.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, uma nota técnica será publicada, nesta quarta-feira (01), para regulamentar o tema.

"Essa nota técnica repassará a responsabilidade pela decisão das festividades aos municípios e também critérios, como sugestão, para que as cidades podem tomar essa decisão. A cobertura vacinação, número de caso, internações, óbitos podem ser considerados para essa decisão ser tomada", explicou.

Pontos moeda