Geral

Vitória não terá festa e nem queima de fogos no Réveillon

Além da Capital, São Mateus também anunciou que os tradicionais shows serão cancelados no Réveillon 2022

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória

Vitória não terá queima de fogos e nem festa no Réveillon de 2022. A decisão foi anunciada, nesta terça-feira (30), pelo prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini. 

Acompanhado da secretária de Saúde do município, Thais Cohen, o prefeito lembrou que a Capital tem tido um bom desempenho na vacinação e, para não perder o resultado deste esforço, não terá a tradicional queima de fogos e nem as festas de fim de ano. 

"Estamos tendo sucesso na vacinação, temos mais de 100% da população vacinada, 86 % dos idosos já tomaram a dose de reforço. Isso coloca Vitória quase no 'risco muito baixo'. São números extremamente expressivos que foram construídos com muito trabalho pelos nossos profissionais de saúde. Não podemos colocar esse legado em risco", frisou.

O número de pessoas vacinadas em Vitória e em outras cidades do Estado ultrapassa a marca de 100%. Isso porque os municípios também aplicam as doses da vacina em pessoas que vem de outras localidades. 

Pazolini destacou que, antes de tomar a decisão sobre o cancelamento das festas de fim de ano, buscou a opinião de especialistas na área. 

"Ouvimos especialistas, estivemos reunidos com o presidente e a diretoria do Conselho Regional de Medicina. Continuamos com nosso primor em ter nossas decisões baseadas em na ciência e na voz de quem efetivamente conhece o assunto. Por isso, tomamos a decisão de não realização de qualquer atividade, por parte da prefeitura de Vitória para a passagem de ano", disse.

Foto: Divulgação

Durante a tarde, em um evento para lançar a campanha de Verão no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande adiantou que a decisão sobre a realização das festas de fim de ano será responsabilidade dos municípios.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, divulgou um vídeo em que explica que uma nota técnica será publicada nesta quarta-feira (01) para regulamentar o tema. 

"Essa nota técnica repassará a responsabilidade pela decisão das festividades aos municípios e também critérios, como sugestão, para que as cidades podem tomar essa decisão. A cobertura vacinação, número de caso, internações, óbitos podem ser considerados para essa decisão ser tomada", explicou. 

São Mateus cancela os tradicionais shows de Réveillon

Os shows que, tradicionalmente, atraem milhares de pessoas para o Réveillon no balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Estado, foram cancelados. A prefeitura informou, nesta terça-feira (30), que não haverá shows na orla durante o Réveillon 2022 por causa da pandemia da covid-19 e da possibilidade de uma quarta onda atingir o país. No entanto, a queima de fogos será mantida. 

Pontos moeda