Geral

Ufes retoma aulas presenciais com novo semestre letivo nesta quarta-feira

O período contará com a realização de disciplinas remotas , além de disciplinas no modelo híbrido

Foto: Breno Ribeiro

As aulas do segundo semestre letivo de 2021 começam nesta quarta-feira (03), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). De acordo com a Fase 3, do Plano de Contingência da universidade, o período contará com a realização de disciplinas remotas por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), além de disciplinas no modelo híbrido, que soma o remoto com o presencial. A decisão é válida para todos os campi da Ufes.

O ensino remoto será mantido para as disciplinas teóricas e também para disciplinas práticas, teórico-práticas e estágios cujos planos de ensino foram adaptados para o Earte sem prejuízos para a aprendizagem.

Já o modelo híbrido será destinado às disciplinas teórico-práticas e práticas, com oferta prioritária para os estudantes finalistas, que são aqueles que, para concluir o seu curso, precisam realizar disciplinas cuja carga horária total não ultrapasse o limite para ser realizado em um semestre, de acodo com o Projeto Pedagógico do Curso.

A exceção são os estudantes dos cursos da área de saúde, que poderão ter disciplinas híbridas em qualquer período. A expectativa é, ao todo, 2.500 estudantes retornem às atividades presenciais.

A oferta de disciplinas práticas foi definida pelos departamentos, seguindo os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, explica que, "por serem conteúdos promovidos em laboratórios de pesquisa ou em trabalhos de campo, tais atividades serão apenas presenciais e não contarão com transmissão ao vivo".

Frequência mínima para aprovação é de 75%

Tanto nas disciplinas remotas quanto nas presenciais, os estudantes deverão ter frequência mínima de 75%. No caso do Earte, será considerada a participação nas aulas síncronas e também nas assíncronas, por meio da entrega de atividades nos prazos definidos pelo docente.

Nas atividades remotas, caso o estudante tenha problemas de conexão à internet e perca o conteúdo síncrono, deverá apresentar a justificativa ao professor em até 48 horas após o término da aula. Nessas situações, deverão ser propostas atividades substitutivas.

Para os que estiverem em aulas presenciais, na hipótese de suspeita ou confirmação de covid-19, o estudante poderá solicitar o regime de exercícios domiciliares (contato pelo e-mail [email protected]).

Caso tenha o pedido deferido e cumpra as atividades propostas pelo professor, as faltas poderão ser abonadas no período de afastamento. 

Pontos moeda