Geral

Vitória deve ter metade da chuva prevista para novembro em apenas uma semana

Com a chuva persistente e volumosa, o risco para transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra, aumenta no Espírito Santo

Foto: Nayne Oliveira/ Folha Vitória

A terça-feira (09) começou com tempo nublado e chuva na Grande Vitória. A previsão do tempo é de que o clima permaneça dessa forma, também, nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, até sexta-feira (12), os acumulados de chuva podem superar os 100 milímetros em Vitória

O órgão afirma que as causas para esse grande volume de chuva é a atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que vai colaborar para o aumento da instabilidade em grande parte do Brasil.

Até o fim da semana, as áreas de instabilidade irão se intensificar no Sudeste. Com a chuva persistente e volumosa, o risco para transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra, aumenta no Espírito Santo. 

Para esta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta para o perigo potencial de chuvas intensas em 13 cidades das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo. O aviso é válido até 11 horas.

Nesse período, segundo o instituto, pode ocorrer chuva com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também podem ocorrer ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Os municípios para onde foi emitido o alerta são:

Água Doce do Norte
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Conceição da Barra
Ecoporanga
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Mateus
Vila Pavão
Pontos moeda