Geral

Estudantes contam expectativa para realizar a prova do Enem pela primeira vez

O primeiro dia de prova acontece neste domingo (13). Segundo o Inep, mais de 62. 1730 mil estudantes capixabas vão realizar o exame

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 62.173 estudantes capixabas vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (13).

Por trás de cada aluno, são presentes sonhos e expectativas com o ingresso nas universidades federais públicas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A reportagem do Folha Vitória esteve em escolas e faculdades onde o exame será realizado e acompanhou a movimentação dos estudantes. 

Um deles é Enzo Souto Moraes, de 15 anos, que vai realizar a prova pela primeira vez e deseja cursar Ciência da Computação. O aluno da Crescer PHD foi até o local de exame acompanhado da mãe, pai e da coordenadora Soraya Coutinho, de 49 anos. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

"O Enzo é muito focado e preparado para treinar no Enem para tentar a bolsa, ótimo aluno nos simulados e sempre de se destaca na turma", descreve Soraya. 

Os irmãos Vittorio Delmaestro Claeys, de 15 anos e Corina Delmaestro Claeyes, de 18 anos, chegaram juntos para realizar a prova na FAESA Centro Universitário. 

Vittorio vai realizar o exame pela primeira vez e pretende cursar Engenharia. Já Corina,  que faz a prova para adquirir mais experiência, pretende cursar Engenharia da Computação. "Estamos tranquilos e confiantes, pois buscamos a experiência de fazer a prova", destaca. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A estudante Julia Arruda, de 17 anos, está no 2º ano do Ensino Médio e tem o sonho de cursar Medicina em uma universidade pública. “Esse já é meu segundo treineiro. Tenho estudado muito e me sinto bem mais preparada que no ano passado”, disse a estudante. 

Já a irmã, Gabriela Arruda, de 15 anos, cursa o 1º ano de Ensino Médio e está tranquila. "Mesmo sendo a primeira vez estou bem tranquila e muito animada para escrever a redação”, completou. 

LEIA TAMBÉM: Enem: o que fazer se eu ficar doente no dia das provas?

Pontos moeda