Geral

Cães e gatos: Vitória terá mais 3.600 vagas de castração em 2023. Saiba como fazer

A ação tem como objetivo reduzir os animais abandonados, evitar a proliferação de doenças, estimular a adoção e a guarda responsável dos pet’s

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: André Sobral / PMV

Atenção, tutores de animais, em 2023, o município de Vitória irá ofertar 3.600 castrações, oferecidas através do Programa “Vitória de Castração Animal”. Segundo a Prefeitura, a ação tem como objetivo reduzir os animais em situação de abandono, evitar a proliferação de doenças,  estimular a adoção e a guarda responsável dos pet’s.

Na ação, os animais terão acesso à esterilização cirúrgica, com previsão de exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica, aplicação de microchip, realização de registro e cadastro para identificação de cada animal.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias! 

Para participar do programa, o morador de Vitória deve realizar o cadastro através do Portal do Bem-Estar Animal.

A convocação para a realização do serviço se dará por ordem de inscrição no portal, conforme os critérios estabelecidos. Com isso, o munícipe manter as informações cadastrais devidamente atualizadas.

Após a aprovação do cadastro os munícipes deverão seguir as etapas do programa e realizar o agendamento da palestra obrigatória. Além disso, deverão realizar o acompanhamento pelo portal. 

LEIA TAMBÉM: Vitória terá ruas interditadas durante fim de semana

Critérios de acesso ao programa

Os critérios de acesso ao programa “Vitória da Castração Animal” devem levar em conta o sistema de triagem que priorize áreas de interesse social. Entre alguns critérios estão os locais com grande população de animais, grande incidência de violência e maus-tratos.

Outros critérios do público prioritário 

-Protetores independentes, que residam dentro dos limites do município de Vitória e que possuam sob sua tutela um mínimo de sete (7) animais;
-Munícipe em situação de vulnerabilidade social, que possua sob sua tutela um máximo de seis (6) animais e renda de até 3 salários-mínimos.
- Organizações Não Governamentais - ONGs, pessoa jurídica de direito privado, devidamente constituída, que tenha como objeto de atuação a proteção, defesa e bem-estar animal, independente de número de animais sob sua tutela, com comprovada atuação no Município de Vitória;
- Munícipe em geral, independente de renda, que possua sob sua tutela um máximo de seis (6) animais.
Pontos moeda