Geral

Chuvas já deixam 194 desabrigados e desalojados no Espírito Santo

De acordo com a previsão do tempo, a instabilidade deve continuar nos próximos dias em todas as regiões do Estado

Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última semana já deixaram 132 pessoas desalojadas e outras 62 desabrigadas no Estado.

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual no fim da manhã desta segunda-feira (28), os atingidos estão nas cidades de Afonso Cláudio, Cariacica, Fundão, Linhares, Pedro Canário, Vargem Alta, Vila Pavão, Santa Leopoldina, Sooretama e São Mateus.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre os municípios capixabas que possuem estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Fundão foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas. Ao todo, o município da Grande Vitória já acumula 198,6 milímetros. Em seguida aparece a Serra, com 171 milímetros, e Santa Leopoldina, com 119 milímetros. 

A chuva também causou prejuízos e desastres em diversos municípios no interior do Estado. Em João Neiva, houve um deslizamento de encosta na Avenida Hélio Guasti. A família foi retirada do local e transferida para um aluguel social.

As comunidades de Brejo Alto e Monsaras, em Linhares, ficaram isoladas por conta das chuvas. Um córrego transbordou e a água invadiu casas, deixando 20 pessoas desabrigadas.

LEIA TAMBÉM: Chuva: Grande Vitória registra quase 50 quedas de árvores

Uma barragem oferece risco de rompimento em Nova Venécia e, após ser vistoriada pelo Corpo de Bombeiros, encontra-se em observação pelos órgãos competentes, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).

O tempo continua instável nesta segunda-feira (28), com previsão de pancadas de chuva fortes e moderadas por todo o Estado. Os municípios de Fundão e Serra seguem em alerta para fortes chuvas durante todo o dia.

Pontos moeda