Especial educação

Geral

Era uma vez, um pé de livro: a história da árvore que dá livros em uma escola de Vitória

Esta é a história de um pé de árvore que dá livro. E, de tão frutífera que ela é, quanto mais livro se colhe, mais livro ela dá. Era uma vez, o Pé de Livro...

As enormes mangueiras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes de Andrade, em São Cristóvão, produzem muito mais do que mangas e sombra. Elas geram frutos do saber, colhidos, consumido e compartilhado pelos alunos, famílias e toda comunidade escolar. 

É que sob elas, é realizado o projeto Pé de Livro, uma iniciativa de promoção da leitura e conexão familiar que acontece desde 2015 e que tem reunido cada vez mais pessoas no pátio da escola, debaixo das árvores.

Foto: Marcos Salles

O intuito é transformar a escola num verdadeiro jardim de leitura, onde crianças, pais e cuidadores possam aproveitar, como quiserem e sem pressa, as centenas de livros que ficam em cestinhas penduradas nas árvores. Simples assim, sem técnica e sem mistério: é só “colher” o livro desejado e desfrutar, em família, das suas histórias.

“A gente quer mostrar para as famílias que o maior presente que elas podem deixar para seus filhos é o conhecimento, e a leitura é a ferramenta do saber. Nosso intuito é incentivar as famílias a perceberem isso. Com esse tipo de iniciativa, as crianças tomam mais gosto pela leitura e as famílias se aproximaram mais da escola”, conta a diretora do Cmei Ocarlina Nunes de Andrade, Maria da Penha Coelho dos Santos.

A escola atende 385 crianças, e na última edição do projeto Pé de Livro, no dia 10 de novembro, recebeu sob a sombra das mangueiras quase 100% das famílias, divididas entre os turnos matutino e vespertino.

Foto: Marcos Salles
“O pátio ficou lotado. Teve família de criança da jornada ampliada que participou nos dois turnos. Acredito que estamos plantando as sementinhas. As famílias veem a importância desse momento com os filhos e o prazer de estar com eles, mesmo que eles ainda não saibam ler.”

Para receber as crianças e suas famílias, a escola prepara todo o pátio, com esteiras, tapetes e almofadas para que todos se acomodem confortavelmente para o momento de leitura.

Fernanda Santana, mãe de Mateus e tia do Pedro, acompanhou os pequenos durante o evento. Para ela, é fundamental participar do incentivo à leitura na vida das crianças:

“Em meio à correria da rotina, é incrível ter um momento como esse com eles, é uma interação muito satisfatória para todos nós”.

Luciana Borges, mãe de Miguel e Rafaela, conta que participar do Pé de Livro já é tradição na família.

“Este é o segundo ano que participamos, é muito gostosa essa interação entre os pais e as crianças, e muito importante incentivar a leitura!”.

A pedagoga do Cmei, Guida Mesquita, acredita que o projeto Pé de Livro é um mediador de leitura entre as crianças, fortalecendo os laços afetivos entre famílias e Cmei.

“O ambiente fica bem decorado, ornamentado, colorido para que as pessoas sintam-se felizes nesse espaço educativo.”

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, considera que inciativas como o projeto Pé de Livro ressaltam a importância da parceria da família e da escola.

“É um momento único de incentivo à leitura por meio da contação de história, um momento mágico de tempo de qualidade e construção de memória afetiva. Esse é um projeto que cultiva o amor pela educação, o prazer de aprender e as alegrias das infâncias.”

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também aproveitou a manhã literária no Cmei.

“O futuro de nossa cidade é moldado nas salas de aula, nos momentos de leitura compartilhada, nas histórias que estão sendo escritas no Pé de Livro. São iniciativas como essa que fazem a diferença e tornam nossa cidade tão especial para todos.”
Foto: Marcos Salles

O Pé de Livro acontece periodicamente no Cmei Ocarlina Nunes de Andrade e faz parte do projeto institucional da escola. A inciativa se junta a outras, como apresentações de música, teatro e contação de histórias, no intuito de promover uma jornada de conhecimento que mescla afetos, ludicidade e conexões para todos os envolvidos.

Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles
Marcos Salles


Pontos moeda