Especial educação

Geral

Sesi ES desenvolve nos estudantes competências e habilidades complexas

Ensino Maker, torneios de robótica, simulação de escuderia de Fórmula 1 e Minecraft estão entre as estratégias da escola para tornar o aluno protagonista de sua aprendizagem

Ariani Caetano

Redação Folha Vitória

Escola referência no Espírito Santo, do ensino infantil ao médio, o Sesi ES está com matrículas abertas em suas 12 unidades distribuídas pelas cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Aracruz, Cachoeiro, Colatina e Linhares. A escola oferece uma formação integral para seus alunos considerando os aspectos cognitivos, sociais e emocionais.

Foto: Divulgação

A instituição conta com uma estrutura diferenciada e metodologias inovadoras que trabalham, de forma integrada, atividades de esporte, lazer, cultura e educação para proporcionar socialização e vivência entre os estudantes.

Um dos principais diferenciais da instituição é o Ensino Maker, por meio do qual os alunos desenvolvem suas habilidades de forma interativa, construindo protótipos, criando soluções e interpretando suas próprias criações, propondo mudanças e melhorias. Com essas atividades, os estudantes adquirem competências essenciais para o mundo do trabalho.

Além disso, a proposta do Sesi é adequada aos desafios e necessidades da vida contemporânea, transformando as aulas em experiências e criando estratégias de construção de novos conhecimentos. A escola incentiva os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem. 

Para isso, utiliza ferramentas e plataformas educacionais inovadoras que complementam a metodologia educacional, como torneios de robótica, F1 in Schools e Minecraft Education Edition.

De acordo com a gerente-executiva de Educação e Cultura da Findes, Tatiane Franco, a metodologia, a educação humanizada e os professores são os grandes diferenciais da escola.

“Humanização é uma competência que a gente precisa ter. A competência técnica, é possível desenvolver com ferramentas, laboratórios e a própria metodologia em si. O grande diferencial é a humanização disso tudo, é como lidar com tanta tecnologia, são as hard e soft skills. A gente precisa formar melhores seres humanos.”
Foto: Cloves Louzada
Tatiane Franco

Metodologias inovadoras

Utilizando a robótica, a escola prepara os alunos para o mundo do trabalho e para a vida, por meio de solução de situações complexas, inovação, trabalho em equipe, cooperação, programação, criatividade, empreendedorismo, inteligência emocional e protagonismo.

A robótica educacional tem como referência três áreas – o design do dispositivo robótico (discussão e troca de ideias sobre o desenvolvimento de um robô), a construção do robô (montagem do robô e implementação do sistema mecânico) e a automação (elaboração de programas para automação e controle do robô por meio de uma linguagem de programação). 

Nesse processo, são mobilizados conhecimentos e habilidades relacionadas a design, pensamento computacional, cultura digital e iniciação científica despertando o interesse dos jovens nas áreas científicas e tecnológicas.

Já o F1 In Schools são competições internacionais nas quais os estudantes comandam equipes de Fórmula 1, colocando física, marketing e empreendedorismo em prática para cruzar a linha de chegada. 

Durante o torneio, os estudantes do Sesi criam uma escuderia do zero, que funciona como uma microempresa, pensando em estratégias de marketing, finanças e até na criação dos carrinhos, que são usinados em impressoras 3D e movidos por C02. O desafio fica ainda maior pois os possantes devem seguir uma série de especificações técnicas.

A metodologia inovadora do Minecraft for Education é mais uma referência do Sesi. Utilizada nas salas de aula, ela torna o processo de ensino e aprendizado mais dinâmico e prende a atenção de crianças e adolescentes. Minecraft for Education é uma versão de um dos games de blocos mais famosos do mundo pensado para proporcionar uma aprendizagem lúdica.

“Todas essas ferramentas fazem parte da metodologia do Sesi, e todos os alunos têm acesso a elas. Estimulamos muito a participação dos alunos nas competições, onde é possível demonstrar as competências desenvolvidas no nosso ensino”, ressalta Tatiane.

Abordagem Steam

O Sesi é referência nacional na educação de jovens para o futuro do trabalho. A escola forma protagonistas por meio da aplicação da pedagogia ativa para o desenvolvimento de competências que estão alinhadas ao mundo do trabalho.

Todas as escolas Sesi ES possuem uma proposta inovadora com foco na educação em Steam (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) inserindo os jovens em carreiras relacionadas à ciências, engenharia, tecnologia, artes e matemática. Com material próprio pautado nessa abordagem, o Sesi ES, busca desenvolver competências e habilidades complexas, como o raciocínio crítico e a capacidade de pensar e aprender com as inovações ligadas ao cotidiano.

O Sesi ES oferece Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano (6 a 14 anos) e Ensino Médio, da 1ª a 3ª série (15 a 18 anos). No Ensino Médio, a escola oferece simulados e aulas preparatórias para o Enem. Em todas essas etapas, a escola promove ainda os Jogos Internos da Rede Sesi (Jires), a participação em Olimpíadas Científicas Estudantis e o desenvolvimento das competências socioemocionais, por meio da inteligência artificial.

Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio têm ainda à disposição uma plataforma que facilita o desenvolvimento do processo de escrita dos alunos e faz correção de redações e os estudantes do 9º Ano ao Ensino Médio podem participar do Sesi Miad (Modelo Intercolegial de Ações Diplomáticas), projeto institucional que visa a difundir o estudo das relações internacionais e proporcionar a simulação de uma conferência internacional. 

Os estudantes que se destacam no Sesi Miad têm a oportunidade de participar do Mini ONU PUC Minas, no qual, durante três dias, os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e propõem soluções para os temas mundiais em questão.

“O Sesi é a maior rede de educação básica do Brasil, com 140 mil alunos. No Espírito Santo, também é a maior rede. E queremos que seja a melhor! O Sesi tem condições de ser um protagonista do processo de ensino e aprendizagem diferenciado no Brasil. Os investimentos são feitos para isso, porque isso está no nosso DNA. Pensamos e repensamos o jeito de ensinar todo dia, porque educação é viva e precisa se reinventar", diz a gerente-executiva do Sesi ES.

Matrículas

As matrículas na instituição estão abertas e pode ser feitas pelo site sesimatriculas.com.br, e a equipe do Sesi ES entrará em contato por meio do telefone informado no ato do cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 102 0880 ou pelo e-mail [email protected].

Pontos moeda