Geral

Anote 5 dicas para viajar sem ter dor de cabeça com a bagagem!

O período de férias já está chegando e não são poucas as pessoas que reclamam da falta de segurança com as malas nos aeroportos

Foto: Divulgação

O período de férias já está chegando e não são poucas as pessoas que reclamam da falta de segurança com as malas nos aeroportos. Já até falamos sobre isso aqui no Especial Natal do Folha Vitória, mas não custa reforçar: muitos passageiros relatam danos e até furtos de itens de valor.

Para evitar dores de cabeça, alguns cuidados são essenciais. "Existem algumas dicas que podem ser seguidas. Quem não quer correr riscos pode se resguardar com mais opções de segurança”, explicou o franqueado da Bagaggio no Espírito Santo, Bruno Marinho.

Veja abaixo cinco dicas para viajar com tranquilidade e sem prejuízos:

Mala com trava especial

Quando for escolher sua mala, você pode optar por uma que tenha trava especial. Ela elimina o zíper e cadeado com código, dificultando bastante a violação.

Cadeado

Se a sua mala não possui trava de segurança, é preciso adquirir um cadeado para trancá-la. O ideal é prender um zíper no outro e depois unir as duas partes a um local fixo (muitas malas possuem uma argola para isso). Não adianta prender apenas os dois lados do zíper porque eles são facilmente violados. Se a viagem for para os Estados Unidos, é importante o uso do cadeado TSA. O TSA é o órgão de segurança dos aeroportos americanos. Se você for inspecionado, o cadeado pode ser aberto sem danos. Se não for um cadeado TSA, a bagagem pode ser danificada, sem direito a ressarcimento, e você ainda pode perder os pertences.

Identificação 

É importante escolher uma mala que tenha espaço para a identificação do passageiro. Nesse local, escreva apenas seu nome e telefone. Se não tiver esse espaço, você pode adquirir uma etiqueta identificadora.

Itens de valor

Os itens de valor devem ser sempre transportados na bagagem de mão.

Embalar a mala

A melhor opção é a utilização de capas de proteção, pois além de protegerem a sua bagagem contra arranhões, dificultam a violação e ainda podem ser reutilizadas em diversas viagens. 

Outra opção é utilizar o serviço de embalagem da mala em PVC, que pode ser encontrada nos principais aeroportos do País. Mas possuem um custo maior e não podem ser reutilizadas.

Pontos moeda