Geral

Aumenta para 39 número de mortos em deslizamentos de terra na Indonésia

Mais de mil pessoas, incluindo socorristas, policiais e soldados, estão envolvidas no resgate, embora as autoridades acreditem que é escassa a probabilidade de encontrar sobreviventes

Sobe para 39 o número de mortos após deslizamento de terra provocado por chuvas torrenciais que atingiram a Ilha de Java. As equipes de resgate da Indonésia prosseguem hoje (15), pelo terceiro dia, as operações de busca por sobreviventes.

As buscas concentram-se na localidade de Jemblung, onde 69 pessoas continuam desaparecidas depois de os deslizamentos terem soterrado casas.

Mais de mil pessoas, incluindo socorristas, policiais e soldados, estão envolvidas na operação de resgate, embora as autoridades acreditem que é escassa a probabilidade de encontrar sobreviventes.

O porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que as retroescavadoras continuam tentando limpar a enorme pilha de árvores derrubadas e a terra que bloqueia a principal via de acesso ao local, na esperança de acelerar os esforços de salvamento.

“Os socorristas retiraram mais corpos da lama, elevando para 39 o número de vítimas”, disse o porta-voz.

A primeira fase da operação de resgate foi dificultada pelas contínuas chuvas, mas as condições meteorológicas melhoraram desde ontem (14).

Os desmoronamentos de terra provocados por fortes chuvas e inundações são comuns na Indonésia durante a época de monções. A Defesa Civil estima que metade dos 250 milhões de indonésios resida em áreas sujeitas a deslizamentos.

O vasto arquipélago indonésio é uma das regiões mais atingidas por desastres naturais, sendo frequentemente atingido por terremotos e erupções vulcânicas.

Pontos moeda