Geral

Balsas que vão transportar fogos em Copacabana começaram a ser montadas

Redação Folha Vitória

Rio de Janeiro - As onze balsas que vão transportar os fogos do réveillon em Copacabana, na zona sul do Rio, começaram a ser montadas nesta sexta-feira. As embarcações vão levar 24 toneladas de bombas para a festa da virada, que abrirá as comemorações pelos 450 anos da cidade. A grande novidade do espetáculo de fogos, que vai durar 16 minutos, ocorrerá quando faltarem 4 segundos para a meia-noite: os fogos formarão no ar a expressão "Rio 450". Sincronizado com a queima de fogos, o público ouvirá trilha do DJ João Brasil, com Estúdio Sonido, que remixou clássicos da MPB.

Toda a estrutura da festa está sendo montada num galpão de 6 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, sede da SRCOM, que faz a produção da virada desde 2008 e será uma das empresas responsáveis pela abertura dos Jogos Olímpicos. "As montagens começaram no início de dezembro. O mais trabalhoso é a área do palco principal, projetado pelo (cenógrafo) Abel Gomes e que tem projeto de fachada de luzes do designer Multi Randolph. Mas já estará tudo pronto no dia 30, para a passagem de som", afirma o vice-presidente da produtora, Flávio Machado.

As interdições ao trânsito em Copacabana, por causa da festa da virada do ano, já começam a partir das 18h no dia 30 - será proibido estacionar em algumas ruas internas do bairro. As áreas interditadas serão ampliadas até o bloqueio total do trânsito de Copacabana a partir das 22 h do dia 31. Nem mesmo táxis, ônibus ou carros de moradores poderão circular por Copacabana. "É o terceiro ano que fazemos esse bloqueio e a medida é acertada. Por volta das 22 horas já é grande a massa de pessoas que se dirige para a praia e tínhamos um engarrafamento humano e de ônibus nessas ruas de Copacabana", afirmou o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello. Dois milhões de pessoas são esperadas em Copacabana na virada do ano.

A recomendação é para que as pessoas que vão assistir à queima de fogos na orla utilizem o transporte público. Copacabana tem quatro estações de metrô e o serviço funcionará com venda prévia de bilhetes, por faixa de horário - 143 mil tíquetes foram colocados à venda; 35% já adquiridos. A faixa de horário mais procurada é a entre 21h e 22h. Os bilhetes são vendidos em cinco estações: Carioca, Largo do Machado, Saens Peña, Pavuna e Central.

Os que quiserem deixar Copacabana antes das 5h, quando o tráfego será reaberto, deverão caminhar até três bolsões de estacionamento de ônibus: Enseada de Botafogo (linhas que seguem para Centro e Zona Sul, Avenida Epitácio Pessoa (linhas para São Cristóvão) e Avenida Vieira Souto (linhas para a Barra e bairros da zona oeste). A SuperVia informou que haverá ainda trens extras na madrugada partindo da Central do Brasil para os ramais de Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Já as barcas que fazem a travessia Rio-Niterói e Rio-Paquetá não vão circular durante a madrugada. A virada em Copacabana terá três palcos. No principal, em frente ao Copacabana Palace, se apresentarão Detonautas, Titãs e Seu Jorge. Maria Rita e Roupa Nova são as atrações principais do palco instalado em frente à Rua Santa Clara. No Leme, se apresentarão Leandro Sapucahy, Styllo X e Dj Ailton.

Pontos moeda