Geral

China: usuários do Gmail relatam que serviço foi restaurado

Redação Folha Vitória

Pequim - Parte dos usuários do serviço de e-mail do Google, o Gmail, na China, relatam que o acesso foi retomado nesta terça-feira, um dia após o ter ficado indisponível. No entanto, ainda não há informações oficiais sobre a extensão da reativação do tráfego às contas de e-mail.

O Google não comentou as declarações dos usuários do Gmail nas redes sociais, mas uma porta-voz da empresa indicou dados que mostram para um pequeno aumento no tráfego na China hoje. Na sexta-feira, por outro lado, o número de acessos teve uma redução acentuada, o que levou à especulação de que o governo estivesse tentando limitar ou bloquear o serviço no país antes do aniversário de 25 anos da repressão aos protestos democráticos na praça de Tiananmen.

Em editorial publicado hoje, o jornal estatal Global Times, afirma que, se a China bloqueou o Gmail, a decisão deve ser motivada por questões de segurança. "Se esse for o caso, os usuários do Gmail precisam aceitar a realidade de que o Gmail está sendo suspenso na China. Mas esperamos que essa não seja a situação".

O Google fechou seu sistema de buscas na China continental em 2009, afirmando que não iria mais cooperar com a censura no país. Em seguida, ataques de hackers neste país tentaram furtar o código operacional da empresa e invadir contas de e-mails. Desde então, os serviços da companhia tem sido periodicamente limitados ou bloqueados, em um possível esforço para pressionar os usuários chineses a abandonar os produtos do Google. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Pontos moeda