Geral

Ciclistas de São Paulo aprovam mudanças em via exclusiva

Redação Folha Vitória

São Paulo - Ciclistas que usam a ciclovia instalada nas imediações da Praça Vilaboim, em Higienópolis, região central de São Paulo, aprovaram a alteração na via, feita pela Prefeitura há duas semanas. Antes, o equipamento cruzava a praça na frente de bares e restaurantes.

Após pressão dos donos desses estabelecimentos, que se diziam prejudicados, a via exclusiva dá uma volta um pouco maior e passa pelo outro lado da praça. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ciclovia ganhou 35 metros, e agora tem 255 metros.

"Ficou melhor, eu acho, mais seguro. Antes, eu precisava cruzar a praça pela Rua Piauí, mas agora vamos pelo mesmo lado", diz o zelador Raimundo de Souza, de 33 anos.

O entregador Jackson Santos da Silva, de 24 anos, circula carregando frutas sempre pelas imediações. "Antes, ninguém respeitava a ciclovia e eu achava menos seguro. Sempre tinha um carro parando em cima."

O diretor de Participação da ONG Ciclocidade, Daniel Guth, diz que a mudança em Higienópolis prioriza os carros. "É preciso desestimular e diminuir a dependência de serviços vinculados ao carro, como o valet. No caso de Higienópolis, é esse debate que esteve embutido. Naquele bairro, é crônico o uso de carro."

A CET afirma que "instalou semáforo com foco exclusivo para ciclista no local, fez a reprogramação semafórica para alterar os estágios de motoristas e pedestres e realizou a sinalização de solo". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda