Geral

Ciclofaixa no Centro de Vitória deve ser entregue até janeiro

Além da reforma da calçada próxima à ciclovia já existente, o trecho do ponto de ônibus em frente ao Palácio Anchieta foi totalmente reformado para receber a ciclofaixa

Trecho da ciclofaixa em frente ao Palácio Anchieta já está recebendo pavimentação Foto: Divulgação/Prefeitura

As obras na ciclofaixa do Cais do Porto, no Centro, continuam a todo vapor. Além da reforma da calçada próxima à ciclovia já existente para o compartilhamento entre pedestres e ciclistas, o trecho do ponto de ônibus em frente ao Palácio Anchieta foi totalmente reformado para receber a ciclofaixa.

A partir desta semana, a equipe da Prefeitura irá trocar as pedras portuguesas da calçada do ponto de ônibus para a pavimentação do piso, deixando toda a área no mesmo nível da pista e executando a base da ciclofaixa, que será de asfalto. Além disso, alguns postes também serão realocados.

Ao todo, serão aproximadamente 800 metros de faixa exclusiva para ciclistas na região, a partir das avenidas Elias Miguel e Getúlio Vargas, percorrendo toda a extensão da calçada alta do Porto de Vitória. A ciclofaixa terá 2,5 metros de largura, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. A previsão é de que a ciclofaixa seja entregue em janeiro.

"Para continuar a ciclofaixa por toda a extensão das Docas, sem interrompê-la no ponto de ônibus, fizemos uma obra no local do ponto em frente ao Palácio Anchieta. Ampliamos a calçada em direção à via e levamos o ponto de ônibus mais para frente, a fim de colocarmos a ciclofaixa por trás do ponto. Dessa forma, mantivemos os pontos de ônibus nos locais e instalamos as condições para receber a ciclofaixa. Tudo sem prejuízo para o fluxo de carros, uma vez que mantivemos as três faixas de circulação de veículos. E isso só foi possível porque o estacionamento que existia no lado esquerdo e direito da via foram retirados, possibilitando assim a transferência do eixo das faixas", explicou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, José Eduardo Oliveira.

A obra integra o plano de ampliação e interligação da malha cicloviária da capital. No último domingo (7), foi inaugurada a ciclovia de 650 metros que liga a praia de Camburi à praça dos Namorados.

Pontos moeda