Geral

Elas são maioria! Espírito Santo tem 70 mil mulheres a mais que homens, afirma IBGE

Considerando que a população capixaba é de 3,5 milhões, em 2010, significa que o Estado tem cerca de 35 mil mulheres a mais do que homens. Informação foi divulgada pelo IBGE

O Estado do Espírito Santo tem cerca de 35 mil mulheres a mais do que homens Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Espírito Santo é o estado da região Sudeste com a menor diferença percentual entre homens e mulheres: 49% e 51%, respectivamente. Mesmo assim, o número de mulheres é maior. Considerando que a população capixaba é de 3,5 milhões, em 2010, significa que o Estado tem cerca de 70 mil mulheres a mais do que homens. A informação é da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (17).

No âmbito nacional, o Rio de Janeiro é o Estado que mais concentra mulheres, de acordo com o IBGE. São 53,2% de cariocas do sexo feminino contra 46,8% do masculino. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a diferença é ainda maior: 53,6% de mulheres contra 46,4% de homens.

Na segunda posição, aparece o Distrito Federal, onde a população é formada por 53,1% de mulheres e 46,9% de homens. O terceiro lugar pertence a dois Estados nordestinos, Pernambuco e Alagoas, onde 52,5% da população é feminina e 47,5%, masculina.

IBGE: Espírito Santo registra 43 casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Em comparação com a região Sudeste, o Espírito Santo é o Estado com maior percentual de homens. Minas Gerais tem 48,7% de homens, São Paulo tem 48,5% da população masculina, e o Rio de Janeiro tem 46,5% de homens.

Em três Estados brasileiros, existe um empate entre o percentual de homens e de mulheres. São os casos do Acre, Mato Grosso e Goiás.

Espírito Santo é o segundo Estado onde mais se casa no país

A pesquisa

As informações estão na Síntese de Indicadores Sociais 2014, feita com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2013, no Censo Demográfico 2010, na Projeção da População do Brasil por sexo e idade 2013, em dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, e SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde.

O estudo traz informações sobre demografia, famílias, educação, trabalho, rendimento e domicílios, apresentando novas abordagens, como a análise das diferenças por gênero, cor e raça e idade.

Pesquisa revela que mais de 26% dos jovens capixabas não estudam e nem trabalham
Quase 62% dos trabalhadores capixabas têm carteira assinada

Com informações do portal R7

Pontos moeda