Geral

ONG faz evento sobre uso de vídeo como prova jurídica

Redação Folha Vitória

São Paulo - A ONG Witness, dos Estados Unidos, faz nesta quarta-feira, 17, em São Paulo o seminário "Vídeo como Prova Jurídica na Defesa e Promoção dos Direitos Humanos no Brasil". O objetivo é discutir como vídeos de violações de direitos humanos podem ser usados de maneira estratégica para garantir direitos e fortalecer ações judiciais.

O evento acontece das 9h às 18h, na sede da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp).

Para Priscila Néri, da Witness, vídeos têm potencial de criar repercussão e sensibilizar autoridades. "Muitas vezes, um vídeo de uma violação de direitos humanos 'viraliza' nas redes sociais e isso pressiona o governo a tomar medidas específicas. No entanto, muitos outros circulam sem gerar repercussão, apesar do conteúdo. Por isso, o vídeo precisa ser pensado de forma estratégica e com atenção especial aos riscos à segurança das pessoas filmadas", afirma.

A discussão realizada no seminário servirá de subsídio para um manual que a Witness está elaborando sobre o uso do vídeo como prova jurídica, previsto para meados de 2015.

A Witness esclarece que não desenvolve nenhum trabalho na Favela do Moinho, onde 30 jovens foram treinados para produzir vídeos de ações policiais por lideranças comunitárias da própria ocupação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda