Geral

ONU decide votar nesta terça-feira resolução que encerra ocupação israelense

Redação Folha Vitória

- O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) agendou para noite desta terça-feira a votação de uma resolução que pede o fim da ocupação de Israel em territórios palestinos dentro de três anos. A expectativa é que a proposta seja derrotada devido à oposição de Israel dos Estados Unidos.

A embaixadora da Jordânia na ONU, Dina Kawar, representante árabe no conselho, disse após uma reunião a portas fechadas do grupo árabe que 22 enviados apoiam o pedido palestino para uma votação imediata sobre o projeto apresentado na segunda-feira.

Os Estados Unidos, principal aliado de Israel, disse na segunda-feira que se opõe ao projeto. Eles insistem em um acordo de paz negociado entre Israel e os palestinos, e não um calendário imposto. Se a resolução conseguir o mínimo de nove votos favoráveis, é provável que os Estados Unidos vetem a proposta.

Riyad Mansour, embaixador palestino na ONU, disse que era hora de o Conselho de Segurança "assumir a sua responsabilidade e adotar esta resolução". O projeto defende a necessidade urgente de alcançar "uma paz justa, duradoura e uma solução pacífica abrangente" para o conflito de décadas entre palestinos e israelenses em um prazo de 12 meses e estabelece 31 de dezembro de 2017 para que Israel encerre a ocupação.

O documento reivindica um estado palestino independente estabelecido de acordo com as fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como capital, e pede "uma solução justa" para todas as outras questões pendentes, incluindo refugiados palestinos, prisioneiros em prisões israelenses e fornecimento de água. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda