• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Avalanche no Ártico norueguês atinge 10 casas e deixa feridos e desaparecidos

Geral

Avalanche no Ártico norueguês atinge 10 casas e deixa feridos e desaparecidos

Copenhagen, Dinamarca - Uma avalanche neste sábado no arquipélago de Svalbard, no Ártico norueguês, soterrou 10 casas e deixou várias pessoas desaparecidas, de acordo com as autoridades da Noruega. Até o momento, oito pessoas foram levadas para o hospital.

A avalanche aconteceu por volta das 11h (8h de Brasília) na montanha Sukkertoppen, que domina Longyearbyen, o principal assentamento em Svalbard. Moradores tiveram que abandonar suas casas como uma medida de precaução, disse Tom Hertzberg, porta-voz do governador de Svalbard.

Três crianças estão em estado grave e cinco adultos ficaram levemente feridos pela avalanche, segundo informou o hospital Marit Einejord.

Uma dezena de casas de madeira, típicas do arquipélago, foram soterradas. Autoridades dos serviços de emergência, policiais e moradores tentavam retirar os escombros, com a esperança de encontrar os desaparecidos, cujo número não foi divulgado. Cerca de 100 pessoas, incluindo a equipe de resgate e voluntários, estavam ajudando na busca por sobreviventes. Autoridades disseram que cães farejadores estavam a caminho.

Hertzberg disse que "seria lógico" ligar a avalanche com a tempestade que atingiu o arquipélago de Svalbard na sexta-feira, que teve ventos de até 95 quilômetros por hora, e foi caracterizada como a pior tempestade em 30 anos.

"As pessoas têm sido levadas para o hospital e ainda existem pessoas desaparecidos. Neste momento ainda não temos uma visão geral da situação e isto ainda vai levar muitas horas", disse Hertzberg.

O arquipélago fica a mais de 800 km a norte do território continental da Noruega, dentro do círculo polar ártico, e nesta altura do ano não há horas de luz. Fonte: Associated Press