Geral

China acusa EUA de cometer grave provocação ao sobrevoar o Mar do Sul da China

Redação Folha Vitória

Pequim - A China acusou neste sábado os EUA de cometer uma "grave provocação militar" ao sobrevoar com um jato militar B-52 da Força Aérea sobre a ilha artificial no Mar do Sul da China. Não houve resposta imediata do Pentágono sobre o mais recente protesto chinês.

O Ministério da Defesa da China disse em um comunicado que os EUA estão elevando deliberadamente as tensões na região disputada, onde a China tem declarado constantemente soberania sobre praticamente todas as ilhas, recifes e as águas arredores.

"As ações dos EUA constituem uma provocação militar grave e eles tem tornado as condições mais complexas", apontou o comunicado. Washington exigiu medidas imediatas para evitar tais incidentes e danos às relações entre as duas nações.

Segundo o comunicado, os militares chineses na ilha entraram em alerta elevado durante os avisos de sobrevoo no dia 10 de dezembro e exigiram a licença de permissão de aeronaves na região. Assim como no passado, o ministério também disse que iria tomar todas as medidas necessárias para proteger a soberania e a segurança da China.

Os EUA não assumiram nenhuma posição oficial sobre as reivindicações de soberania sobre o Mar do Sul da China, um local estratégico comercialmente no qual gira em torno US$ 5 trilhões por ano. No entanto, Washington insiste na liberdade de navegação e sustenta que as sete ilhas recém-criadas pela China não gozam de direitos tradicionais, incluindo os 22 quilômetros de limite territorial. Fonte: Associated Press

Pontos moeda