• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

China ameaça impor sanções contra empresas de Taiwan após compra de arma dos EUA

Geral

China ameaça impor sanções contra empresas de Taiwan após compra de arma dos EUA

Pequim - A China ameaçou aplicar sanções contra as empresas de Taiwan envolvidas na compra de armas e de outros equipamentos militares dos EUA. O governo do presidente Barack Obama anunciou ontem um pacote de US$ 1,83 bilhão em vendas de armas para Taiwan, o primeiro em quatro anos dos Estados Unidos para a ilha.

A China considera Taiwan parte de seu território e já disse que a venda, esperada, deveria ser cancelada para impedir que isso prejudicasse as relações ao longo do Estreito de Taiwan e entre Pequim e Washington.

A ameaça foi incluída em um protesto formal entregue na quarta-feira pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Zheng Zeguang.

Um comunicado do Ministério de Relações Exteriores disse que Zheng emitiu um protesto diplomático formal e disse que a venda de armas prejudicaria gravemente a soberania da China e interesses de segurança.

Zheng disse que a China iria tomar todas as medidas necessárias para defender o seus interesses, incluindo impor sanções contra as empresas envolvidas na compra de armas. Fonte: Associated Press.