Geral

Cidadãos da Espanha votam em eleição que pode acabar com bipartidarismo no país

Redação Folha Vitória

Madri - Os cidadãos da Espanha, descontentes com a taxa de desemprego de 21% e com casos de corrupção, votam neste domingo em uma eleição que deve ser histórica. O sistema político bipartidário tradicional do país pode acabar, com dois novos partidos ganhando força.

Há mais de três décadas, a Espanha é governada pelo Partido Popular e pelo Partido Socialista Obrero Español (PSOE), que se alternaram no poder. No entanto, de acordo com as pesquisas recentes, muitos eleitores devem votar no Cidadanos, de centro-direita, ou no Podemos, de esquerda radical. Esses dois partidos ganharam força recentemente ao retratar o Partido Popular e o PSOE como partidos dirigidos por políticos que se importam mais em manter o poder do que com as necessidades dos cidadãos.

As pesquisas apontam que o Partido Popular deve ser o mais votado, mas não deve obter votos suficientes para manter a maioria parlamentar. O primeiro-ministro Mariano Rajoy, do Partido Popular, diz que vai buscar alianças com políticos de fora de seu partido para evitar que a coalizão de esquerda ganhe poder. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda