• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Cinco municípios capixabas vão receber mais de 20 barragens para a agricultura

Geral

Cinco municípios capixabas vão receber mais de 20 barragens para a agricultura

As barragens terão a capacidade de armazenamento de 1,5 bilhão de litros e representam um investimento de aproximadamente R$ 8,8 milhões por parte da Seag

As barragens serão construídas em Ecoporanga, Montanha, Nova Venécia, São Mateus e Conceição da Barra Foto: Divulgação/Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), lança nesta quarta-feira (02), os editais de licitação para a construção de 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas no Norte do Estado. A solenidade de lançamento dos editais será realizada a partir das 14 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. As barragens serão construídas nos municípios de Ecoporanga, Montanha, Nova Venécia, São Mateus e Conceição da Barra.

As barragens terão a capacidade de armazenamento de 1,5 bilhão de litros e representam um investimento de aproximadamente R$ 8,8 milhões por parte da Seag. Essas barragens são reivindicadas há muitos anos pelas comunidades de assentados, que enfrentam dificuldades na produção de alimentos por estarem situadas em uma região que historicamente sofre com as secas. 

Os assentamentos beneficiados com as barragens são os seguintes: 22 de Julho e Vale do Ouro, em Ecoporanga (duas barragens em cada); Bela Vista, em Montanha (duas barragens); Itaúnas e Independência, em Conceição da Barra (uma barragem em cada); 13 de Maio (duas barragens) e Três Pontões (uma barragem), em Nova Venécia; Córrego Grande e São Vicente (duas barragens em cada), Pratinha (cinco barragens) e Vale da Vitória (seis barragens), em São Mateus. 

Mais barragens

Recentemente, o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Octaciano Neto, anunciaram a construção de outras seis barragens para o armazenamento de água no interior do Estado, totalizando 32 barragens. Elas terão capacidade para armazenar 19,5 bilhões de litros de água, volume que pode abastecer uma população de até 360 mil pessoas por um período de um ano. 

Os novos reservatórios irão aumentar a segurança hídrica de várias regiões capixabas que estão sofrendo os reflexos da mais grave crise hídrica já registrada no Estado. As barragens a serem construídas poderão ser usadas para várias finalidades, como abastecimento humano, irrigação e dessedentação animal.