Geral

Novos cursos de graduação do Ifes ofertam mais de 70 vagas

O bacharelado em Engenharia de Controle e Automação será integral, com 36 vagas e duração de 5 anos. Esse é o primeiro curso de graduação do Campus Linhares

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 4 e 22 de janeiro pelo site do Ifes Foto: Divulgação

Dois novos cursos superiores serão ofertados no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em 2016. Engenharia de Controle e Automação, campus Linhares, e Química Industrial, campus Aracruz, são os novos cursos do próximo ano. As inscrições devem ser feitas pelo site do Ifes, de 4 a 22 de janeiro. Não há cobrança de taxa de inscrição.

O bacharelado em Engenharia de Controle e Automação será integral, com 36 vagas e duração de 5 anos. Esse é o primeiro curso de graduação do Campus Linhares e o primeiro curso de Engenharia gratuito do município.

O bacharelado em Química Industrial também será em período integral, com 40 vagas e duração de 4 anos. Esse é o terceiro curso superior do Campus Aracruz, que já oferta Licenciatura em Química e Engenharia Mecânica.

Os cursos são presenciais e metade das vagas são destinadas a ações afirmativas. A seleção utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2013, 2014 ou 2015, incluindo a prova de redação do Enem.

O resultado da classificação será divulgado entre os dias 27 e 29 de janeiro e as matrículas dos candidatos aprovados será nos dias 1º e 2 de fevereiro. O início das aulas será em 29 de fevereiro de 2016.

O edital completo está disponível no site.

Vagas pelo Sisu

O Ifes também vai oferecer 1.288 vagas em cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. As vagas são para licenciaturas, bacharelados e tecnólogos em 16 campi do Instituto em todo o Estado.

O processo seletivo do Sisu utiliza a nota do Enem 2015. O cronograma do processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre de 2016 ainda não foi disponibilizado pelo MEC.

Pontos moeda