Geral

ONU diz que fome causada por mudanças climáticas pode impulsionar imigração

Redação Folha Vitória

Paris - A diretora do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas, Ertharin Cousin, advertiu que a fome ligada à mudança climática pode acentuar as imigrações em massa. Cousin disse esperar que seja fechado um acordo internacional ambicioso, para desacelerar o aquecimento global.

Em entrevista durante a conferência COP-21 da ONU, Cousin disse que as pessoas "se mudarão se não tiverem o suficiente para comer". Segundo ela, "a insegurança alimentar, onde houver, é um desafio à segurança em todo lugar".

Cousin disse que a agência alimentar da ONU não pode cumprir suas promessas para erradicar a fome sem um acordo climático global e o investimento em medidas preventivas, como sementes resistentes à seca e a conservação da água para a agricultura.

O aquecimento global causado pelo homem está piorando as secas e as enchentes, que ameaçam as fontes tradicionais de alimentos, disse a autoridade da ONU. Segundo ela, isso ocorre especialmente nos países pobres, onde a fome já é um importante problema. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda