Geral

Sindirochas assina acordo que libera captação de água para empresas do setor em Cachoeiro

Com o Acordo Coletivo Comunitário assinado entre o Sindirochas e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, as empresas de rochas em Cachoeiro voltam a captar água 24 horas por dia

Empresas de Cachoeiro de Itapemirim voltam a captar água 24 horas por dia. Foto: Divulgação

O Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) assinou na quarta-feira (2) desta semana, um Acordo Coletivo Comunitário (ACC) com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim para a liberação das empresas do setor de rochas ornamentais em Cachoeiro de Itapemirim a captarem água também no período das 5h às 18h. Com o acordo, as empresas de rochas atendidas por essa bacia hidrográfica em Cachoeiro, voltam a captar água 24 horas por dia.

O Governo havia determinado, através da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), estado de alerta no consumo de água e obrigatoriedade para empresas do setor captar água apenas entre as 18h e as 5h. Uma nova resolução, portanto, liberou a negociação com os comitês hidrográficos de cada bacia. Dessa forma, Cachoeiro de Itapemirim foi a primeira cidade a assinar o acordo e liberar a captação de água para as indústrias de rochas ornamentais.

O ACC para Cachoeiro de Itapemirim foi assinado entre o Sindirochas, o Comitê da Bacia Hidrográfica local e a Companhia de Saneamento Odebrecht, concessionária de água do município. A participação do sindicato foi parte fundamental para aquisição de tal benefício às empresas do segmento.

Pontos moeda