Geral

Afonso Cláudio e Alegre registram as maiores chuvas do Estado; Sete cidades estão em risco

Em Afonso Cláudio foram 56,8 milímetros de chuva, enquanto em Alegre foram 40,28 milímetros acumulados nas últimas 24 horas, segundo o Cemaden

Centro da cidade de Afonso Cláudio Foto: Divulgação/Prefeitura

Os municípios de Afonso Cláudio, Alegre e Guaçuí registraram os maiores volumes de chuva do Espírito Santo nas últimas 24 horas, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em Afonso Cláudio foram 56,8 milímetros de chuva, enquanto em Alegre foram 40,28 milímetros acumulados nas últimas 24 horas. Outras cidades que tiveram volume mais expressivo foram Guaçuí (23,7mm), Itapemirim (23,6mm) e Santa Maria de Jetibá (23,0mm).

A Defesa Civil Estadual, em boletim divulgado na tarde deste domingo (11), contabiliza ocorrências mais recentes em Cachoeiro de Itapemirim, onde foram registrados três deslizamentos de terra e a queda de dois muros. 

Além disso, houve interdição total da ES–482, que liga Cachoeiro a Guaçuí. A pista cedeu próximo ao Km 05 num trecho em obras de duplicação da via. No momento da ruptura do asfalto, uma moto e um veículo de passeio se acidentaram e duas pessoas feridas tiveram de ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Chuva provoca deslizamentos e quedas de árvore e muro em Domingos Martins

Nesta tarde, de acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal de Cachoeiro, o nível do Rio Itapemirim se encontra em 2,5 metros acima do considerado normal.

Também no último boletim da Defesa Civil Estadual, há alertas de risco de deslizamentos, desmoronamentos e inundação para algumas cidades. Confira abaixo:

Riscos de movimento de massas:

Afonso Cláudio, Castelo, Brejetuba, Laranja da Terra, Ibatiba.

Riscos de inundação:

Afonso Cláudio, Castelo, São José do Calçado, Marechal Floriano.

Pontos moeda