Geral

China critica presidente de Taiwan por planejar parada nos EUA durante viagem

Redação Folha Vitória

Pequim - A China acusou a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, de tentar usar uma planejada parada nos Estados Unidos para ganhar pontos diplomáticos. A declaração é dada após um telefonema sem precedentes entre Tsai e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Questionado se a China pediu aos EUA para cancelar a parada no país durante a viagem planejada para o próximo mês, Lu Kang, porta-voz do ministério, reiterou que a China tem soberania sobre Taiwan e acusou Tsai de maquinações políticas. Lu disse que a administração de Taiwan e sua líder "sempre realizam alguns movimentos baixos, como uma diplomacia em trânsito cujas intenções políticas posteriores estão bem claras para todos".

Tsai planeja parar nos EUA em sua viagem para Nicarágua, Guatemala e El Salvador, que estão entre os poucos aliados diplomáticos de Taiwan. A China, que vê Taiwan como uma província separatista, deseja que nenhum país tenha contato formal com seu governo. A ilha tem relações diplomáticas com apenas 22 nações, das quais 12 estão na América Central e no Caribe.

O telefonema na sexta-feira entre Tsai e Trump rompeu com um precedente de mais de quatro décadas para evitar esse tipo de comunicação direta. Em Washington, Trump foi criticado por sua aparente indiferença ao protocolo diplomático. A China, que se dividiu com Taiwan durante a guerra civil de 1949, continua a ameaçar o uso da força para reunificar a província, se necessário. O porta-voz disse que a China retaliará contra qualquer prejuízo a seus interesses, não importa as consequências. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda