• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

China diz que equipe de Trump entende importância de Taiwan para Pequim

Geral

China diz que equipe de Trump entende importância de Taiwan para Pequim

Pequim - Em suas primeiras declarações desde o telefonema entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a equipe de Trump entende a importância do tema para Pequim.

"Os assuntos relacionados a Taiwan são a parte mais importante e delicada da relação China-EUA", disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, nesta segunda-feira. "Nós acreditamos que a equipe de transição de Trump tem isso muito claro."

Vários repórteres estrangeiros questionaram o porta-voz sobre o telefonema, que quebrou um protocolo de décadas dos EUA e gerou preocupações sobre possível reação de Pequim, que considera Taiwan parte de seu território.

O porta-voz não deu detalhes sobre qualquer comunicação da China com a equipe de Trump, mas sugeriu que Pequim deixou claro diretamente seu desagrado. "Nós lançamos representações com a parte relevante nos EUA", disse apenas. Questionado sobre qual seria a "parte relevante" no assunto, Lu respondeu: "Eu acho que é fácil entender quem é a parte relevante."

O porta-voz não quis comentar as mensagens de Trump no Twitter na noite de domingo, nas quais o presidente eleito critica a China por sua política cambial e tributária e por suas ações no Mar do Sul da China. "Nós não temos comentários sobre o que motivou a equipe de Trump a fazer esses tuítes", afirmou Lu. Fonte: Dow Jones Newswires.